4×4: Dicas para usar seu carro no offroad

O programa Autos e Motos TV Aratu contou com a presença de Alexandre Brandão, da Tecxan Produções, que falou sobre o mundo offroad e dicas para o uso dos carros 4×4 nas trilhas. Brandão informou ainda os detalhes da inauguração do Centro de Entretenimento e Treinamento Offroad, com festa no dia 21 de julho, para promover cursos sobre condução 4×4.

 

 

PROGRAMA AUTOS E MOTOS TV

TEMA: Mundo Off-Road

Convidado:

Alexandre Brandão – Tecxan Produções

Equipamentos 4×4:

– ABS off-road
Melhora a ação dos freios em terrenos não pavimentados.
– Bloqueio de diferencial traseiro
Também conhecida como tração blocada, auxilia motoristas a superar áreas de atolamento ou terrenos muito acidentados. Deve ser acionada, por exemplo, em situações em que uma das rodas perde contato com o solo e gira em falso.
– Controles de tração e estabilidade
Atuam em diferentes situações para manter a direção e controle do veículo. Em uma pista com cascalho e curvas, o controle de tração age para que o carro não saia de traseira.
– Hill Start Assist (HSA)
O assistente de partida em subida ou descida entra em funcionamento em aclives ou declives acima de 5%, impedindo que o veículo recue quando o condutor libera o pedal de freio.
– Hill descent control (HDC)
O assistente de descida aplica os freios automaticamente para impedir que o veículo desça de vez uma ladeira.
– Seletor de terrenos
Permite que o veículo alterne o eixo traseiro para tração em duas ou quatro rodas, adaptando o carro para diferentes terrenos como neve, areia, terra ou pedra.
– Tração 4×4 permanente (AWD)
Também conhecida como tração full time
– 4×4 com reduzida
Reduz o número de marchas e aumenta o torque em baixas velocidades. É indicado para transpor trilhas pesadas com atoleiros e encarar ladeiras íngremes.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais