Alerta: cuidado com o “golpe” do carro barato

A ação de golpistas na venda de carros voltou a ocorrer na Bahia. É uma prática antiga e sempre causa prejuízos principalmente para o consumidor e também para os lojistas de veículos seminovos. Nas últimas semanas, surgiram histórias de preço baixo de carros usados, propagandas tentadoras no sistema online e até pedidos para transferência de valores da entrada da compra do carro em contas pessoais, situações totalmente estranhas aos padrões normais de mercado. O alerta foi dado pelos representantes da Associação Oficial de Revendedores de Veículos Seminovos do Estado da Bahia, que identificou situações fraudulentas ocorrendo diariamente envolvendo a compra e venda de veículos.

A Assoveba soltou um comunicado na última sexta-feira para reforçar o compromisso da relação de consumo na venda e compra de carros seminovos na Bahia e, por conta das inúmeras fraudes, lança sua campanha em defesa do consumidor e do lojista em todo o estado da Bahia. Cuidado com oferta de carros seminovos com valores abaixo do mercado e, principalmente, com pedidos estranhos de depósito de entrada em contas pessoas. Geralmente, o lojista faz a negociação e usa dados como CNPJ e conta bancária de pessoa jurídica, da empresa.

Leia a íntegra do comunicado da ASSOVEBA – Associação Oficial de Revendedores de Veículos Seminovos do Estado da Bahia, aos consumidores baianos.
A ASSOVEBA – Associação Oficial de Revendedores de Veículos Seminovos do Estado da Bahia, diante dos inúmeros casos de fraudes que vem ocorrendo diariamente envolvendo a compra e venda de veículos, lança sua campanha em defesa não somente do associado, mas também do consumidor que está em busca  de uma boa oportunidade e que, estimulado por um sonho, acaba caindo em golpes muitas vezes irreversíveis.
Apesar desses golpes envolvendo compra e venda de veículos não serem  novos, com o advento da tecnologia e da vida corrida dos tempos modernos, essas modalidades de golpes vem se aperfeiçoando e sendo aplicadas, mas sempre com os mesmos personagens: De um lado os “compradores” ávidos em fazer um ótimo negócio e do outro lado, os inescrupulosos estelionatários com as mais diversas armadilhas para pegar sua próxima vítima. A mais nova delas tem se apresentado da seguinte forma: Os estelionatários acessam os portais e as redes sociais de renomadas revendas de seminovos, copiam as fotos dos veículos, anunciam os mesmos em perfis falsos e por conta própria. Para atrair os clientes, eles divulgam preços abaixo dos praticados no mercado e quando as pessoas interessadas nas ofertas entram em contato, eles pedem que realizem depósito em conta para garantir a reserva ou outro benefício. Acontece que as contas bancárias indicadas pelos estelionatários, não correspondem às contas das lojas, e geralmente esses golpistas se intitulam representantes,  indicando contas bancárias em nomes de pessoas físicas.
A ASSOVEBA, no cumprimento de sua missão que é promover a melhoria continua no mercado de seminovos da Bahia, vem a público através dos canais de comunicação em massa, alertar à todos para aumentarem ainda mais a cautela e cuidados na hora de comprarem seus veículos,  procurando as lojas físicas na hora da compra, nunca fazendo pagamentos a terceiros e desconfiando de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Para consulta às lojas associadas, acessem o site www.assoveba.com.br.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais