Novos materiais e aplicações na mobilidade

A indústria da mobilidade avança na adoção de diferentes tecnologias, que aliam novos materiais e processos de aplicação, a fim de reduzir custos e aumentar a segurança dos veículos. Discutir as principais tendências na área é a proposta do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado dias 5 e 6 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em São Paulo.

Referência no setor, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores de matérias-primas em programação de palestras, sessões de debates e cursos técnicos. Além disso, haverá mostra tecnológica, com diversos lançamentos em produtos e serviços para a indústria da mobilidade, bem como a exposição de veículos para a demonstração de novas tecnologias em materiais e processos de fabricação.
“Hoje as principais buscas da indústria são redução de custo e melhoria de segurança, que podem ser obtidas a partir do desenvolvimento de projetos mais robustos, com o emprego de aços avançados e outros materiais mais leves, como compósitos e ligas de alumínio. Tão importante quanto dispor desses novos materiais é dominar novos processos, que permitam aplicações eficientes nos veículos”, aponta o engenheiro Mauro Paraíso, chairperson do simpósio.   
Esta edição contará com oito painéis, que abordarão novos materiais entre aços, ligas de alumínio e materiais poliméricos; bem como novos processos entre tecnologias de fabricação, blindagem, soldagem e união, com destaque para manufatura aditiva. Haverá também a realização do primeiro Painel de Compósito, encontro nacional focado em tecnologias de materiais compósitos para aplicações automotivas, com a participação de experts do Brasil e do Exterior.
“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Marco Colosio, o 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidadeconta com apoio e patrocínio da Aperam, Arcelor Mittal, Brasmetal, CBA, CBMM, Docol, ESAB, Feiplar Composites & Feipur, Gerdau, IQA, Lincoln Electric, Novelis, Owens Corning, Saint-Gobain e Tox.
PROGRAMAÇÃO DO 11º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE NOVOS MATERIAIS E APLICAÇÕES NA MOBILIDADE
5 DE JUNHO
08h – Abertura com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes Benz do Brasil e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
08h30 – Curso “Soluções Avançadas para Soldagem Automotiva”, com Ronaldo Cardoso Júnior, gerente de Produto – Metais de Enchimento da ESAB South America; e João Guilherme Ferreira, especialista de Segmento – Transporte da ESAB.
PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS DOS AÇOS – PLANOS PARA O SETOR AUTOMOTIVO”
08h30 – Palestra “Comparativo Tecnológico de Aço Bifásico com Microligado a Respeito da Soldabilidade e Propriedades Mecânicas”, com André Sereno, gerente de Exportação e Assistência Técnica da Brasmetal.
09h20 – Palestra “Aços Avançados de Alta Resistência para Aplicação em Carrocerias e Chassis”, com Thomas Müller, gerente da SSAB. 
09h45 – Debate moderado por Ana Keiko, head de Engenharia da Metalpó.
PAINEL “NOVAS TECNOLOGIAS DE ALUMÍNIO PARA O SETOR AUTOMOTIVO”
10h35 – Palestra “O Presente e o Futuro do Alumínio Extrudado de Alta Resistência em Aplicações Automotivas”, com Giuliano Michel Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA.
11h – Palestra “Nióbio em Componentes de Alumínio Fundido”, com Edmundo Burgos Cruz, coordenador de Processos Metalúrgicos do Centro de Tecnologia da CBMM.
11h25 – Palestra “Aplicações de Laminados de Alumínio para o Segmento Automotivo e de Transportes”, com Alexandre Sartori, ‎engenheiro de Desenvolvimento de Produto Especializado da Novelis.
11h50 – Debate moderado por Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da CBA.
13h30 – Curso “Conceitos de Corrosão nos Aços Inoxidáveis”, com Adolfo Kalergis do Nascimento Viana, pesquisador da APERAM.
PAINEL “AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO METÁLICOS”
13h20 – Palestra “Acelerando com a PA12 para a Mobilidade do Futuro”, com Gustavo Meiwa, coordenador de Suporte Técnico da Evonic.
13h40 – Palestra “Soluções que Eliminam a Geração de Ruídos e Entregam o Conforto Ideal para Aplicações Automotivas”, com Rodrigo Bosco, da Saint Gobain.
14h – Palestra “Tecnologias de Películas de Poliéster e Filme de PVB para Vidros Automotivos de Alta Performance”, com Daniel Moliterno, representante de Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicativos, e Rodrigo Andrade, supervisor técnico, ambos da Eastman Chemical Company.
14h30 – Debate moderado por Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do SENAI-SP.
PAINEL “NOVOS PROCESSOS DE MANUFATURA ADITIVA”
15h10 – Palestra “Manufatura Aditiva – Transformando o Hype em Soluções”, com Fernando Mühlbauer, da EOS/ MAS.
15h35 – Palestra “Produção de Esféricas Metálicas por Plasma Indutivo de Rádio Frequência para Utilização em Manufatura Aditiva”, com Carlos Eduardo Podestá, sócio-proprietário da Highbond.
16h – Palestra “Métodos de Caracterização de Sistemas Particulados Aplicados à Manufatura Aditiva”, com Claudemir Papini, gerente de Produto da Dafratec.
16h35 – Debate moderado por Roberto Garabosky, consultor. 
16h40 – Encerramento com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
6 DE JUNHO
08h – Abertura com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes Benz do Brasil e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.
08h – Curso “Compósitos”, com Rodrigo Cesar Berardine, gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios da Owens Corning; e Luiz Boloni, da Owens Corning.
PAINEL “SOLDAGEM NO SETOR AUTOMOTIVO”
08h30 – Palestra “Soldagem para a Indústria 4.0”, com Matt Albright, gerente de Produtos – Equipamentos de Soldagem da Lincoln.
08h55 – Palestra “Gases para Mig Brazing”, com Fernando Machado, ‎coordenador de Domínio A&F da Air Liquide.
09h20 – Palestra “Indústria 4.0 na Soldagem – Weldcloud”, com João Guilherme Ferreira, especialista de Segmento – Transporte da ESAB. 
09h45 – Debate moderado por Zorailde Morais, supervisora do Centro Técnico da Lincoln.
PAINEL “TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE”
10h35 – Palestra “Toxear, Uma Questão de Peso”, com Vanderlei Bastos, consultor técnico de Aplicação da TOX Pressotechnik.
10h55 – Palestra “Tecnologias em Juntas Aparafusadas Aplicadas ao Setor Automotivo”, com Alexandre Primolini, da Metalúrgica Fey.
11h25 – Palestra “Adesivos Acrílicos Dupla-faces Estruturais”, com Silvio Roberti Monteiro, gerente de Mercado da Saint-Gobain.
11h50 – Debate moderado por João Gomes Jr., engenheiro sênior de Qualidade da Mercedes-Benz.
1º PAINEL DE COMPÓSITOS AUTOMOTIVOS NA INDÚSTRIA
13h20 – Palestra “Relevância de Aplicação de Estruturas em Materiais Compósitos para Segurança Veicular”, com Luciano Burt, ex-piloto de Fórmula 1.
13h55 – Palestra “Novas Resinas para SMC – Sheet Molding Compound”, com Marcia Cardoso, especialista da Área Técnica da Ashland.
14h15 – Palestra “Inovação em Sistemas de Reforços para o Segmento de Compósitos – Ênfase em Fibra de Vidro e Fibra de Carbono”, com Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento Estratégico de Negócios da Owens Corning.
14h55 – Palestra “Aplicação de Adesivos Estruturais em Integração de Componentes de Materiais Compósitos em Estruturas de Veículos”, com David Britto, gerente de Negócios da Ashland. 
15h15 – Palestra “Os Desafios da Indústria Automobilística e os Novos Materiais”, com Roberto Garabosky, consultor.
15h25 – Interação com o Público.
17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 5 e 6 de junho de 2018, a partir das 8h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo/ SP

Veja também...

Veja mais
Carregar mais