Avaliação: andamos no moderno Equinox na Bahia

A Chevrolet é uma marca fabricante de SUV´s e picapes nos Estados Unidos. E o utilitário Equinox, modelo que chegou ao mercado brasileiro no fim do ano passado, é um exemplo de um carro espaçoso, tecnológico e de motor forte. AUTOS E MOTOS testou a configuração Equinox Premier, a mais top do utilitário, com pacote completo de equipamentos, motor 2.0 turbo, de 262 cavalos de potência, sistema de tração integral AWD e transmissão automática de nove velocidades.

 

Roberto Nunes, praia do Baixio (Litoral Norte de Salvador)

O Equinox Premier vai além de um SUV família. Recentemente, a Chevrolet trouxe uma versão mais simples do seu SUV, o Equinox LT. Já nesta configuração chamada de básica, o Equinox já é um utilitário muito bem resolvido em sua mecânica forte e no amplo pacote de itens de conforto e tecnologia embarcada. No quesito generosidade, o utilitário da Chevrolet tem detalhes exclusivos como acabamento com revestimento preto, rodas esportiva de alumínio com 18″ ou 19″, faróis tipo projetor de xenônio com luz de condução diurna em LED e grade frontal com moldura cromada e aletas em preto High Gloss.

Isso tudo para desbancar modelos como o Jeep Compass, líder no segmento de SUV´s no Brasil. Produzido no México, o Equinox completa a linha de utilitários da marca (Tracker e Trailblazer) no país. Em um carro família, todos desejam espaço, e o espaço é bem generoso no Equinox.

Para quem está no banco traseiro, o piso plano é um dos destaques. Aumenta o conforto e consegue transportar três adultos tranquilamente em viagens de longa distância. No banco traseiro, há até um descansa-braço com porta-copos escamoteável no assento do meio. Seu porta-malas tem sistema de rebatimento e consegue transportar 468 litros, chegando a até 1.627 litros, com o uso do sistema de configuração dos bancos.

Test drive

AUTOS E MOTOS fez um test drive de Salvador até a praia do Baixio, litoral baiano, e só ouviu elogios. Além do visual moderno e arrojado, o Equinox ganhou comentários positivos em relação ao seu nível de conforto. Sem dúvida alguma, todos que entram no carro percebem inúmeros detalhes que agradam até os mais exigentes, como as mocinhas que gostam das soluções inusitadas nos porta-trecos, porta-óculos e iluminação no espelho no para-sol do lado do carona, por exemplo. São mimos bem legais e extremamente úteis para quem tem enormes preocupações com a beleza, digamos assim!  Somente para reforçar, a Chevrolet oferece um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista, e isso é uma demonstração de cuidado para situações de chuvas inesperadas.

 

O que mais surpreende é o pacote cheio de equipamentos no Equinox Premier. O SUV da Chevrolet vem equipado com faróis Full LED com faixo alto inteligentes, dispositivo que acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante e luzes com acionamento automático e ativação dos faróis altos durante condução acima de 40 km/h. A entrada no carro é via chave presencial, bastando apenas a chave no bolso do motorista para abrir as portas pelos sensores localizados na região das maçanetas. Entrou, liga o motor pelo botão no painel. O carro tem alarme anti-furto , acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura,  controles de áudio e telefonia no volante e coluna de direção com regulagem em altura e profundidade.

A Chevrolet elevou o nível de equipamentos no segmento de SUV´s. Se ainda não é o modelo mais vendido, o Equinox tem tudo e mais um pouco para agradar a todos. O utilitário tem porte avantajado é é, sim, maior em comparação ao Jeep Compass. O modelo da Chevrolet tem 4,65 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,70 metro de altura e sua distância de entre-eixos é de 2,72 metros. A Jeep tem números próximos com o Compass, que mede 4,42 metros, 1,82 metro, 1,65 metro e 2,64 metros, respectivamente.

Teto solar panorâmico e de sistema elétrico no Chevrolet Equinox

O Equinox vem com pacote bem vasto e inclui itens como amplo teto solar panorâmico, de sistema elétrico e de fácil manuseio, dando um glamour a mais para os dias mais ensolarados. O carro vem ainda com assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), computador de bordo com tela de LCD colorida, direção elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, além de retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave e volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium. Tudo isso mostra que o carro oferece maior conforto, especialmente em situação urbana.

 

 

Segurança nas curvas

O Chevrolet Equinox é um carro extremamente seguro. Seu conjunto motriz é moderno e despeja toda sua força com precisão no sistema de injeção direta, de comando duplo no cabeçote. O carro pesa cerca de 1.700 kg e sua potência de 262 cavalos chega aos 5.500 giros e seu torque máximo é de 37 kgfm a 4.500 rpm. Tem tanque com capacidade para 59 litros de gasolina. Seu pneus são de 19 polegadas com perfil 235/50.

Seu motor 2.0 tem turbo e despeja 262 cavalos de potência

Para garantir a segurança do motorista e demais passageiros, o pacote de segurança já começa pelo sistema de frenagem automática de emergência no Equinox. Em situação de tráfego entre 8 km/h a 80 km/h, o dispositivo alerta que há obstáculos frontais e possibilidade de uma colisão frontal, por exemplo. Isso é extremamente útil para situações de descuidos ao volante. Além disso, o Equinox vem equipado com função de pré-ativação dos freios, sistema de compensação de frenagem, assistência de frenagem de emergência e até com banco do motorista com alerta tátil de segurança, que funciona com sistema de vibrações ao detectar a iminência de algum acidente.

No trajeto até a praia do Baixio, o modo de assistente de permanência na faixa entrou em funcionamento para indicar o trajeto correto e seguro nas curvas, por exemplo. Este é o princípio dos sistemas semi-autônomos para auxílio do motorista na condução segura do automóvel. O dispositivo age rapidamente com base nas informações de uma câmera na parte superior do para-brisas, que faz a leitura das faixas da via e faz eventuais correções na trajetória do veículo.

O Equinox tem também sistema de alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina. Fica localizado no retrovisor e indica por meio de uma luz que acende no retrovisor externo. Há ainda sistemas de controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento. O sistema de freios pode atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada. Há seis airbags (frontais, laterais e de cortina) para garantir a segurança em caso de acidentes.

Para quem está ao volante, a sensação é de prazer ao dirigir. O Equinox tem direção leve, respostas rápidas nas acelerações para as ultrapassagens e é, sim, um SUV moderno com conforto para todos e pacote amplo de conectividade. O sistema Start/Stop funciona para minimizar o consumo de combustível e entra em pleno funcionamento em paradas de engarrafamentos e de sinaleiras, por exemplo.

O SUV da Chevrolet é um dos carros mais conectados, já que o sistema operacional no multimídia MyLink é dos mais modernos no mercado e oferece ampla conectividade por meio do Android Auto e Apple CarPlay, tendo ainda o serviço de concierge do OnStar. Há ainda o sistema de áudio HD é da marca Bose, tela do multimídia MyLink com oito polegadas e e tecnologia de carregamento de smartphone por indução wireless (com entradas USB na frente e na parte traseira também.

 

Chevrolet Equinox 2018

O Equinox é ofertado na configuração LT a partir de R$ 142.990 e na sua versão topo da gama Premier tem valor sugerido de de R$ 162.990.  A Chevrolet oferece três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

 

 

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais