Baiano Roberto Cunha é o “cara” do 4×4

O piloto baiano Roberto Cunha é o cara no mundo das competições 4×4 no Brasil. É tetracampeonato Brasileiro de Rally 4×4 e suas duas últimas conquistas ocorreram nos anos de 2016 e 2017. Então, ele é o atual bicampeão da modalidade mais importante do mundo 4×4 no Brasil: é o cara a ser batido pelos pilotos. Cunha é o organizador da etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4 que ocorre justamente em sua cidade natal Valente, durante este fim de semana. Pilotos do Brasil inteiro estarão na Bahia para participar da 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4.

Confira agora uma entrevista exclusiva feita pelo AUTOS E MOTOS com o piloto baiano Roberto Cunha, organizador da etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4 e do Rally do Sisal 2018, prova que faz parte do Campeonato Baiano de Rally de Regularidade, que acontece no sábado. A prova nacional será no domingo no SR2 Rally Park., no município de Valente, na Bahia.

AUTOS E MOTOS – Com larga experiência nas provas 4×4, qual é a expectativa de competir em sua cidade Valente?

ROBERTO CUNHA – É sempre um prazer e muito bom correr dentro de casa. Como falamos no quintal de casa, né! Tem a torcida da família, amigos e pessoas que amam as provas 4×4 na Bahia. Por outro lado, é uma pressão danada, viu. Não sei se é algo na minha cabeça, mas sempre tenho resultados ruins na minha terrinha. Tenho um retrospecto ruim aqui, mas deve ser por falta de concentração exclusivamente na prova. Sou o organizador da etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4, e é na minha cidade Valente. Imagina só a pressão. Quero que tudo esteja 100% na prova e ai termino deixando de lado a competição, a prova mesmo. Quero que os pilotos visitantes tenham a infra-estrutura que a competição possui nas demais etapas. Ai, sempre deixo de lado o lado de competidor, o lado da pilotagem do carro e fico focado na administração, na organização da prova.

AUTOS E MOTOS – Como está a organização da etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4? O que o baiano vai ver lá em termos de prova e organização?
ROBERTO CUNHA – Está tudo pronto para a etapa do Campeonato Baiano de Rally de Regularidade. A prova vai passar por vários trechos da região com os pilotos nos seus carros cruzando locais da zona rural de Valente, Santa Luz, São Domingos. Na verdade, serão quase 100 km. As trilhas foram bem escolhidas por lugares com visual belíssimo, trechos na paisagem do sertão baiano. Isso é legal para o pessoal dos outros estados conhecer as belezas da Bahia. É trabalho duro com diversão também. Aqui na região tem muita plantação de sisal. Os pilotos de fora irão encontrar uma pista bem interessante no Campeonato Brasileiro de Rally 4×4. Tá tudo perfeito e todos devem mostrar muita técnica e perícia para concluir o trajeto na pista desenhada exclusivamente para a etapa baiana do Brasileiro de Rally 4×4.

AUTOS E MOTOS – Você já tem quatro títulos nacionais de Rally 4×4 e é o atual bicampeão da modalidade. O que espera da sua participação na prova de domingo?
ROBERTO CUNHA – Conquistei quatro títulos brasileiros e os últimos dois foram em 2016 e 2017. A minha participação não tá legal na competição. Meu carro teve problemas mecânicos e isso tem sido o maior problema. Por outro lado, não tenho o que reclamar. O Brasil tem grandes pilotos e as provas são bem disputadas. Todos estão na luta para ser campeão brasileiro. Tive a minha chance e hoje tem piloto que está indo bem na edição 2018 do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4. Mas não sou de desistir. Vou competir e, lógico, quero ganhar.

AUTOS E MOTOS – Quais são os pilotos em destaques no campeonato deste ano?
ROBERTO CUNHA – Rapaz, a turma é boa, viu! Da Bahia mesmo, a família Castro é destaque nas provas nacionais. Tem Vinicius  Castro e seu irmão Leonardo Castro e o pai Roberto Castro. Todos são bons demais. De Pernambuco, Cláudio Fausto, Kennedy Fonseca, entre tantos outros excelentes pilotos. É uma galera forte e muito talentosa. Todos estarão na Bahia para brigar pelo título da etapa do Brasileiro. Todo mundo quer pontuar no campeonato. A prova de Valente é a sétima. O campeonato tem 10 etapas. Então, ninguém vem para passear. Todo mundo quer ganhar.

AUTOS E MOTOS – Quais são seus planos para os próximos cincos anos? Vai continuar na competição 4×4 ou pensa em investir na formação de pilotos e em uma escola de pilotos 4×4 na Bahia?
ROBERTO CUNHA – Faço a etapa de Valente com o apoio da prefeitura de Valente, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, através do programa Faz Atleta. A prova movimenta e muito a economia local. Muita gente vem curtir o fim de semana em Valente e ai cresce a movimentação nos hotéis, restaurantes. Sempre contratamos pessoal para fazer a segurança nos dias da prova e pessoal qualificado para trabalhar diretamente na manutenção da pista e na organização da etapa baiana do Campeonato Brasileiro de Rally 4×4 e do Rally do Sisal, prova tradicional do 4×4 na Bahia. É um evento que é realizado para a cidade de Valente e para toda a região sisaleira. Faço a contratação de pessoal e de empresas de Valente e dos municípios próximos aqui na região. É bom para a cidade, e a população fica bem envolvida com a prova. Estou pensando sim em fazer um curso para a formação de pessoas que trabalhem na organização de provas 4×4. Vamos pensar isso futuramente. Agora, é pensar na prova, na organização.
.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais