COMPARTILHAR

Por Roberto Nunes, praia de Arembepe

Típico esportivo dos Estados Unidos, o Camaro é um ícone mundial. Considerado um dos mais formidáveis muscle cars, o modelo da Chevrolet está ainda mais vitaminado em sua versão 2017. No momento, o Camaro reina quase sozinho, já que a Ford somente agora confirmou a importação oficial do Mustang, rival direto em todo o mundo. Por isso, a Chevrolet faz a festa no segmento dos esportivos no Brasil.

Vendido desde 2011 no mercado brasileiro, o Camaro chega agora em sua sexta geração nas configurações cupê e conversível. Usa o emblema SS para mostrar que seu motor é um V8 6.2, de 461 cavalos de potência, acoplado ao novíssimo câmbio automático de oito velocidades, com opção de trocas nas aletas atrás do volante.

Seu visual é “animal” e sua configuração conversível encanta até as pessoas que não gostam tanto dos muscle cars, os verdadeiros esportivos Made in USA. Para quem senta no banco do motorista, não há quem não se renda. O ronco do “V-Oitão”, o mesmo do Corvette Stingray, deixa qualquer um bem animado. No simples toque do pé no acelerador, nota-se logo a força dos 62,9 kgfm de torque.

O esportivo Camaro tem motor V8 com 461 cv; de zero a 100 km/h, faz em 4,2s
O esportivo Camaro tem motor V8 com 461 cv; de zero a 100 km/h, faz em 4,2s

No Brasil, a Chevrolet cobra R$ 310 mil no Camaro cupê e pede pelo menos R$ 343 mil na versão conversível. O Camaro conversível causa realmente suspiros e olhares de pura admiração. No test drive entre as praias de Itapoan e Arembepe (litoral norte baiano), Autos e Motos abriu a capota do Camaro – o sistema abre e fecha a capota de lona preta em menos de 20 segundos – para aproveitar a manhã ensolarada.

cq5dam.web.1280.1280 (6)

A sexta geração do Camaro está mais imponente, segura e tecnológica. A Chevrolet renovou o visual do Camaro, que ficou mais agressivo e harmonioso também. Sua frente destaca-se pelo longo capô e conjunto de faróis com lâmpada de xenônio e luz diurna de LED. Mais potente e forte (são 55 cavalos a mais e 7 kgfm de torque mais forte em relação ao motor anterior), o esportivo ganha tratamento à altura no seu interior.

cq5dam.web.1280.1280 (5)

Entre os recursos ofertados, a Chevrolet valoriza itens como o painel de instrumentos, heads-up display e o multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play. Há ainda alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento e bancos dianteiros com ventilação e ajuste elétrico e memória. O ar-condicionado é dual zone e a partida é feita sem o uso da ignição – basta a chave no bolso para ligar o motorzão em um botão localizado no painel.

Seguro e tecnológico

Na versão cupê, o Camaro já traz seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.

IMG_20170922_102929928_BURST000_COVER_TOP

A Chevrolet manteve a tração traseira e reforçou a suspensão, que é nova. Há ainda sistema Active Select, que altera as configurações de acelerador, suspensão, direção e respostas. O esportivo da Chevrolet vem equipado com oito airbags, alerta de ponto cego, sensores de aproximação, além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade de última geração.

O carro está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. Isso só faz melhorar a performance do Camaro. O conjunto dianteiro da suspensão agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços. Os freios de alta performance da marca Brembo possuem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Há assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA). Já os pneus são para piso seco como molhado, mais largos atrás para garantir a tração (245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T).

O pacote tecnológico está também na sua mecânica mais moderna. O Camaro vem com sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista). A Chevrolet também incluiu um avançada multimídia MyLink com uma tela de alta definição, de oito polegadas, com dois mostradores, sistema de navegação, de entretenimento e um completo computador de bordo.

A Chevrolet oferece o Camaro 2018 nas cores preto, prata, branco, amarelo, vermelho e azul no Brasil.

 

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA