Honda CBR 500R, uma nova esportiva

A CBR 500R faz parte da nova família de motos da Honda. Chega ao mercado brasileiro como um modelo de entrada entre as esportivas. Tem carenagem avantajada e motor bicilíndrico, de 471 cm3, para gerar 50,4 cavalos

Nova esportiva da Honda
Nova esportiva da Honda

A japonesa Honda detém cerca de 80% do segmento de motos no Brasil. Com isso, emplaca sete modelos no top 10 das motos mais vendidas no mercado nacional. No ano passado, aproveitou o Salão Duas Rodas para desvendar a nova família CBR 500. Integrante da linhagem das motos esportivas, a nova CBR 500R combina desenho limpo, mecânica confiável e preço acessível. Já disponível nas revendas em todo o País, o modelo nas cores branca (STD e ABS) e vermelha (STD) sai por R$ 23 mil (standard) e R$ 24,5 mil (versão ABS).

Nova esportiva da Honda
Nova esportiva da Honda
A linha tem os modelos 500X, 500F e 500R
A linha tem os modelos 500X, 500F e 500R

Além da nova esportiva de entrada, a Honda oferece ainda as versões CBR 500X e CBR 500F. Para garantir a esportividade, a CBR 500R é inspirada nos modelos de competição. Traz carenagem mais avantajada, painel de instrumentos digital na cor branca e conjunto óptico com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W.

Seu motor bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 – DOHC (Double Over Head Camshaft), tem duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, para gerar potência máxima de 50,4 cavalos a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros.

A nova família CBR 500 tem ainda chassi em aço, do tipo Diamond, que oferece uma excelente capacidade de manobra. Para garantir a segurança, a suspensão dianteira é de garfo telescópio, com curso de 120 mm, desenvolvido para proporcionar total domínio e estabilidade em curvas. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

As rodas em alumínio fundido trazem design exclusivo. Os pneus são 120/70 ZR-17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta é desenhada, em estilo esportivo. O banco de dois níveis oferece conforto e maior ergonomia. A nova integrante da família CBR está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples.

É uma moto do segmento intermediário
É uma moto do segmento intermediário

O modelo também chega com versão equipada com freios ABS, sistema eletrônico que evita o travamento das rodas e propicia total segurança, mesmo em situações de frenagem mais bruscas. Para maior segurança, todos dispõem ainda de HISS (Honda Ignition Security System – Sistema de Segurança de Ignição Honda).

A CBR 500R traz painel de instrumentos totalmente digital, com velocímetro, conta-giros por gráfico de barras, relógio, hodômetro (total e parcial), medidores de consumo de combustível instantâneo e média, além de indicadores de diagnóstico do motor, que permite ao motociclista se concentrar na pilotagem com maior conforto e segurança.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais