Chevrolet é a marca mais procurada na internet

Chevrolet S10 Midnight (2019)

De acordo com um estudo recente da área de Classificados do Mercado Livre, que analisou o comportamento dos usuários na ArgentinaChileColômbiaBrasilMéxico e Uruguai, a Chevrolet é a marca mais procurada pelos latinos, com exceção da Argentina. Em segundo lugar, está a alemã Volkswagen como a montadora que mais aparece no ranking top 3 desses países. A pesquisa também revelou que, de maneira geral, as montadoras dos Estados Unidos aparecem de forma unânime como preferidas em toda a região, enquanto as japonesas ficam em segundo lugar.

Ainda com relação à nacionalidade, Argentina e Colômbia são os únicos países pesquisados onde a procura por marcas francesas aparece no top 3 (Peugeot e Renault, respectivamente). Outro dado interessante é que o Chile é o único onde há uma montadora coreana (Hyundai) entre as mais buscadas. No Brasil, 28% preferem os veículos norte-americanos; 22,3% alemães e 20% japoneses.

O Chile é ainda o país com maior oferta de carros asiáticos, principalmente japoneses, que representam 32% da demanda. Já os veículos de origem chinesa têm o maior crescimento de oferta no Chile (46%), seguido pela Argentina, enquanto no resto dos países a presença é marginal. Entre os modelos mais procurados nos países estão a pickup Hilux, da Toyota, seguida do Gol, da Volkswagen. Já entre as categorias dos automóveis, os modelos do tipo sedã são os mais procurados em todos os países pesquisados, exceto no México, onde o interesse por modelos de SUVs é muito superior à média regional.

Na hora de escolher a cor do veículo, os preferidos são os brancos, pretos e vermelhos. Isso se repete em todos os países, menos no Brasil, onde em vez do preto, a busca é maior por automóveis prata. O estudo considera o comportamento dos usuários da plataforma nos seis países de abril a janeiro deste ano.

Mercado Livre Brasil

O Brasil é um país extremamente competitivo, com um ranking dividido entre modelos de marcas diferentes. O Honda Civic, Volkswagen Gol e o Toyota Corolla estão no top três. Por sua vez, a demanda está fortemente impulsionada pelo grupo de faixa etária dos 35 anos, enquanto na maioria dos países da região a idade das pessoas que procuram por veículos no site é menor.

As marcas preferidas dos brasileiros são: Chevrolet, Volkswagen e Ford. Apesar de os sedãs, hatchbacks e pickups serem os modelos mais buscados por modelo, a procura por caminhões com relação à demanda total de veículos é notoriamente maior no Brasil do que no resto da região. Um dado relevante deste mercado é que, para a categoria de “Caminhões”, a média regional de procura é de 3%, enquanto no Brasil sobe para 20%  a busca por esse tipo de veículo.

“O grande volume de oferta e demanda de veículos de todos os tipos dentro do Mercado Livre nos coloca entre as mais importantes plataformas da região neste segmento. A variedade e a facilidade dos filtros de pesquisa permitem que você publique e encontre em segundos o veículo ideal, inclusive a partir do nosso aplicativo de celular”, explica Caio Ribeiro, Diretor de Classificados América Latina no Mercado Livre. No Brasil, mais de 300 mil veículos chegam à plataforma todos os meses.

Fonte: Assessoria de imprensa

Veja também...

Veja mais
Carregar mais