Cadeirinha infantil: choro, gritaria e segurança! 

Por Juliana Neves

Quem é mãe (ou pai) sabe que é imensa a lista de coisas para comprar quando se espera um bebê: Mas, existe uma que alguns julgam dispensável: o bebê-conforto ou cadeirinha infantil.
É comum a cadeirinha infantil gerar muitas dúvidas, já que existem no mercado diversos modelos e opções que podem variar de acordo com o tamanho e desenvolvimento da criança.
Eu como mãe de um menino de quase quatro anos sei bem que os desafios vão além de simplesmente escolher um modelo e fazer a instalação de forma segura no veículo. Os pequenos parecem não entender a necessidade de ficar quietos durante o trajeto no trânsito e atitudes como manter o cinto de segurança de forma correta pode ser um desafio difícil de ser vencido.
O bebê-conforto é o mais indicado para crianças de até um ano e, por mais macio e confortável que seja, não parece convencer um recém-nascido que insiste em querer o colo da mãe ao invés de ficar deitado de costas para o banco. Porém, esses desafios diários nos trajetos de curta e longa distâncias se justificam. Após a obrigatoriedade com a “lei da cadeirinha” houve uma queda de mais de 40% no número de mortes de crianças com até 7 anos em acidentes de trânsito no Brasil.
Mas como não é nada fácil explicar isso para as crianças, o importante mesmo é que os responsáveis estejam conscientes e com paciência para esperar a adaptação delas nos equipamentos. Se esse costume começar desde cedo, fica mais fácil diminuir as birras na hora de entrar no carro.
Dar exemplo é uma das peças-chaves, pois se toda vez que o adulto estiver no carro também utilizar o cinto de segurança fica mais fácil para as crianças entenderem que não é opção e, sim, uma obrigação usar a cadeirinha infantil no carro. E se por algum acaso no meio do trajeto a choradeira não parar, estacione o carro e busque entender o motivo da chateação – que muitas vezes vai além do equipamento. Estando tudo certo, é só continuar o trajeto distraindo eles com algum brinquedo, filme, música ou conversa.
Regras da cadeirinha infantil no carro: Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou “booster”, com o cinto de segurança de três pontos do carro. Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais