Consumo do Mille Fire é o melhor

O Inmetro divulgou o resultado do programa de consumo de combustível de veículos no Brasil. Enquanto os carros da Fiat estão bem, os modelos da Kia amargam a lanterna na classificação nas medições de consumo. O Mille Fire Economy 1.0 flex ganhou nota A. Já o Kia Soul ficou com o pior resultado

O MIlle ficou com a melhor classificação em consumo

O consumo de combustível é um assunto corriqueiro em rodas de conversa. Não tem quem não comente o consumo de combustível do seu carango. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou o resultado das medições de consumo de combustível de veículos nacional no 4º ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), lançado em 2008 em São Paulo.

Este ano, o programa indica o consumo por categorias de oito marcas testadas Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen). E quem se saiu melhor foram dois veículos da Fiat, os modelos Uno Mille Fire Economy 1.0 e Novo Uno Economy Evo 1.4.

Com isso, os dois veículos ganham o selo do Inmetro com classificação A. Os modelos têm motor flex e quatro portas. O Inmetro classifica os carros dentro dos padrões A até E, os melhores e os piores em consumo de combustível, respectivamente.

O Uno Mille conseguiu 8,9 km/l com etanol em circuito urbano e 10,7 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, o compacto da Fiat percorre 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. O Novo Uno Economy ficou um pouquinho abaixo, com 8,7 km/l com etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada. O pior resultado da categoria ‘subcompactos’ ficou com os modelos Novo Uno Attractive Evo 1.4 e Fiat 500 Cult 1.4 8V, ambos com nota D.

A edição deste ano do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro determina que os carros vendidos no mercado brasileiro devem expor, no para-brisa, a etiqueta com o selo de eficiência energética e os resultados obtidos nos testes. A nova regra começa a valer em abril. O programa tem o objetivo de permitir que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos antes de comprá-los. A adesão ao programa é voluntária.

Veja outros resultados:

Compactos – Fiat Siena Fire 1.0, Honda Fit 1.4, Renault Sandero 1.0 e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0, todos com selo de eficiência A. O Volkswagen Polo 1.6 ganhou nota E.

Médios – O Renault Logan 1.0 foi o único a receber certificação A. Kia Soul Flex 1.6 ficou com classificação E.

Grandes – Ford Fusion Hybrid 2.5, Honda Civic 1.8, Renault Fluence 2.0 e Toyota Corolla 1.8 receberam nota A. O sedã médio-grande Toyota Camry, com motor 3.5 litros, ficou com nota E.

Utilitários esportivos – O Renault Duster 4X2 2.0 ficou com nota B. O Ford EcoSport automático com motor 2.0 litros ficou com E.

Fora-de-estrada – O Duster foi novamente o melhor. O Kia Sorento 2.4 com nota E.

Minivan – O Fiat Doblò 1.8 foi o único analisado na categoria “minivan”, e obteve conceito C.

Comercial – O Renault Kangoo 1.6 ficou com nota A e a Ford Ranger 2.3 teve E. A Kombi 1.4 levou C.

Picapes e comerciais leves – A Volkswagen Saveiro 1.6 8V ganhou nota A, enquanto Fiat Fiorino Furgão 1.3 obteve B. A Fiat Strada 1.4 e a Ford Courier 1.6 ficaram com C.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais