COMPARTILHAR

Por Roberto Nunes

O segmento dos SUV´s urbanos tem um novo líder, o Jeep Compass. Mas, a briga é grande, e o ano de 2018 pode até ganhar capítulos à parte pela liderança no Brasil.

Entre os anos de 2003 e 2010, o Ford EcoSport reinou em um segmento criado pelo modelo desenvolvido e produzido no complexo automotivo de Camaçari, Bahia. Agora, a situação é bem diferente. A dupla de SUV´s asiáticos Creta e Kicks surge como a bola da vez. AUTOS E MOTOS emparelhou os veículos da Hyundai e Kicks e promove um comparativo para mostrar quais são os “argumentos” usados pelos dois fabricantes para desbancar os SUV´s no país.

A japonesa Nissan nacionalizou o Kicks e traz versões com a opção dos câmbios manual e CVT acoplado ao motor 1.6 flex, de 114 cavalos de potência. Já a sul-coreana ampliou a fabrica de Piracicaba para produzir o Creta com a opção dos motores 1.6 e 2.0, ambos flex, e transmissões manual e automática de seis velocidades.

hyundai_creta_10-774x553

No Brasil, o Creta mais vendido é a versão Prestige com motor 2.0 flex, de 166 cavalos. A equipe do AUTOS E MOTOS testou a nova série Sport com um pacote visual mais esportivo, rodas maiores e acabamento mais caprichado. Entre os itens de destaques, estão os seis airbags, controle de estabilidade, bancos de couro com ventilação para o motorista, ar-condicionado automático digital e saída de ar para os bancos traseiros.

CYMERA_20180105_092928

O SUV da Hyundai vem ainda com chave presencial “smart key” com partida do motor por botão, sistema Stop & Go de parada do motor, luzes diurnas de LED  e faróis direcionais “cornering lamp” e piloto automático com controles no volante. O carro tem central multimídia com GPS, conectividade com celular e tela de 7 polegadas sensível ao toque, além de câmera de ré.

kicks 5

Importado do México até o primeiro semestre do ano passado, o Kicks ganhou produção em Resende para aumentar o leque de versões para o brasileiro. AUTOS E MOTOS andou também na configuração mais cara com amplo pacote de equipamentos, incluindo câmbio XTRONIC CVT e sistemas como o de alerta de colisão e assistente inteligente de frenagem.

CYMERA_20180105_093001

Além disso, a Nissan oferece o multimídia “Nissan Multi-App” e o dispositivo Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras para auxiliar o motoristas em manobras. Há ainda os sistemas de detector de objetos em movimento, controle inteligente de chassi, controle inteligente em curvas (Active Trace Control), estabilizador de carroceria (Active Ride Control) e o controle de freio motor  que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade.

Avaliação 

O Creta Sport é garantia de espaço, bom acabamento e de respostas rápidas para viagens. Seu motor 2.0 flex rende bem e seus 166 cavalos servem para ultrapassagens seguras em situação de viagem. O multimídia é de fácil manuseio e, por conta das novas necessidades de conectividade, a Hyundai sai na frente e oferece um carro “moderninho” e de visual esportivo também. Para quem precisa usar o porta-malas, o compartimento é bem generoso e consegue transportar 402 litros, sem o uso do rebatimento dos bancos.

Já o Kicks é um modelo mais urbano. Tem design inovador e o carro mais parece um hatch grande do que um SUV. Nas suas funcionalidades, o modelo da Nissan é um dos mais interessantes. No dia-a-dia na cidade, o Kicks se mostrou um carro ágil e fácil para guiar. Seu motor é pequeno e econômico, mostrando potência adequada para as situações urbanas e respostas nas saídas, com seus torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.

O Kicks nacional é um carro seguro e já vem com airbags duplos frontais, ar-condicionado, bancos dianteiros com a tecnologia Zero Gravity e cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros. Seu porta-malas é de 432 litros.

CYMERA_20180105_094233

Em uma nota de escala de zero a 10 pontos, o Kicks fica com pontuação variadas nos quesitos praticidade (10), proposta visual (8) e pacote de equipamentos de conforto, seguro e conectividade (10). Com motor maior, o Creta Sport se destaca na proposta de design com pontuação 10, ficando com 7 na praticidade e 8 pontos no pacote de conforto, segurança e conectividade. Entre os modelos da Nissan e da Hyundai, AUTOS E MOTOS estaciona bem o Kicks em sua garagem.

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA