Automotivo Testes

Cronos 1.8 automático é carro-família; briga bem com Virtus e Onix Plus

Escrito por Roberto Nunes

Por Roberto Nunes
Sedã é carro de família. É para quem é casado e tem filhos. O veículo é espaçoso e transporta confortavelmente dois adultos com um casal de crianças nas suas cadeirinhas infantis afixadas no sistema Isofix. Para quem é jovem, o sedã serve também para as saídas noturnas e viagens de lazer com a galera, por exemplo.
A Fiat lançou o Cronos em 2018 e, ao longo dos últimos anos, o brasileiro percebeu que a oferta do sedã-compacto Cronos com a opção de três motores e três tipos de câmbio amplia as possibilidades no mercado brasileiro. Por aqui, os maiores rivais são o Volkswagen Virtus e o Chevrolet Onix Plus. A versão Drive 1.8 flex com câmbio automático é o que tem melhor conjunto mecânico ao ser comparado com as opções 1.0 e 1.3, da família Firefly. Essas ficam mais para as situações urbanas, e o modelo testado por AUTOS E MOTOS tem força para andar bem na estrada.

O Cronos com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cavalos ainda não é um moderno da linhagem turbo, mas se sai bem para alimentar o sedã da Fiat. A fabricante italiana acopla uma moderna transmissão automática de seis velocidades, sem trancos e de funcionamento suave. Este conjunto motriz tem o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.

O Cronos Drive 1.8 AT vem bem equipado e oferece a boa e funcional Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth. Tem ainda entrada USB e sistema de reconhecimento de voz para chamadas telefônicas, por exemplo. O volante vem com comandos de áudio e telefone e há ainda segunda porta USB, câmera de ré e alarme antifurto.

A Fiat oferece o carro quase completo nesta configuração Drive. Inclui ar-condicionado, ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, direção elétrica progressiva, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência) e sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico.
A segurança de todos está garantida com o pacote de itens ofertados no Cronos. Entre eles, estão espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, tilt down e puddle lamps (luzes de cortesia que iluminam o piso à frente das portas) e  sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus. Há também vidros elétricos dianteiros, sistema Start&Stop para economia de combustível, controles eletrônicos de tração e estabilidade, trava elétrica, volante regulável em altura, sistema de partida a frio sem tanquinho e display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos.

Anda bem

AUTOS E MOTOS testou o Cronos 1.8 Drive A/T em pleno período de pandemia do Covid-19 e fez uma viagem curta de 100 km na região metropolitana de Salvador. É um sedã seguro e que tem respostas rápidas nas aceleradas como também nas freadas. A Fiat oferece itens opcionais como Kit Stile 1, com faróis de neblina, rodas de liga leve 6.0 x 16″, pneus 195/55 R16, faróis com Led Design, além de frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados. Há ainda a oferta do Kit Stile 2 com faróis de neblina, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 6.5 x 17″ e pneus 205/50 R17, além de faróis com Led Design e os frisos, maçanetas externas e para-choques com detalhes cromados. E tem ainda o Kit Comfort comi vidros elétricos traseiros, piloto automático, volante revestido em couro, apoio de braço para o motorista e paddle shifters atrás do volante.

É assim que o Cronos fica um sedã interessante e muito bem equipado com itens de conforto, estético e de segurança. Fica com o valor bem acima dos R$ 72 mil cobrados pela Fiat, e ai o consumidor pode virar a atenção para outros modelos do segmento, entre os quais os concorrentes Virtus, Onix Plus e Yaris. De todos, o Cronos tem um bom porta-malas – com 525 litros. O modelo da VW oferece porta-malas com 521 litros, Já o carro da Chevrolet tem compartimento de carga para transportar até 469 litros. O Yaris oferece espaço para 473 liros no porta-malas.
No Brasil, a garantia de praxe sempre foi de um ano nos carros zero km. De 2010 para cá, muita coisa mudou, e as montadoras orientais começaram a oferecer garantias maiores de até 5 anos. Hoje, a maioria dos fabricantes oferece três anos de garantia nos seus veículos no país. A Fiat é uma delas.
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário