Curta os festejos de fim de ano e seja prudente na estrada

Registro feito por Rogério Louro (Nissan) na estrada em direção aos caminhos da expedição na Bahia

Começa a semana dos festejos de fim de ano e muita gente já faz seu planejamento para pegar a estrada e curtir o Natal com familiares no interior. Antes de tudo seja prudente neste período de pandemia do coronavírus e reduza a vontade na festa, evitando aglomeração e usando sempre a máscara e álcool em gel para a hienizacao das mãos.

Depois de meses desafiadores e de distanciamento social, tudo o que o brasileiro deseja é finalizar 2020 na companhia de pessoas especiais. Uma pesquisa feita pela plataforma de mídia Teads, em parceria com a Netquest, revelou que 89% dos entrevistados vão celebrar as festividades de dezembro de alguma maneira. A segunda opção mais comentada foi comemorar na casa de familiares e amigos.

À medida que a população está atenta aos protocolos de distanciamento, mas querendo encontrar parentes e amigos próximos ou simplesmente passar o periodo de festas em um local de isolamento diferente, a expectativa é que exista um aumento da circulação de veiculos nas estradas.
Outro fator que justifica esta expectativa é o fato de que com o aumento de casos de Covid no Brasil nos últimos dias, muitos querem distância de rodoviárias e aeroportos e optam por viajar em veiculos próprios.

Só que não adianta prevenir a Covid e aumentar o número de acidentes nas estradas. Então, campeã brasileira de automobilismo Helena Deyama, consultora da ValeCard – separou dicas práticas de segurança para os motoristas que estarão atrás dos volantes no Natal e Ano Novo.

1- Faça a revisão do seu carro com antecedência

É importante sempre checar o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, com as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação. “É muito importante que todo mundo tenha o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento do veículo”, afirma Helena.

2 – Alimente-se bem e esteja descansado

Dê preferência a comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. E vale aquele alerta de sempre. Nunca beba e dirija. Também é importante descansar. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto estar alcoolizado. O ideal é fazer uma parada de 15 a 20 minutos a cada 2 horas digiridas. Se for o caso, pare o carro e descanse.

3 – Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

4 – Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se: é melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

5 – Mantenha distância e seja cauteloso

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter três segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais