De Frontier pelas bandas da Chapada Diamantina

Por Roberto Nunes

Como sempre e já é uma rotina diária, despertei cedo (5 horas). Parte do meu domingo foi de viagem de Salvador até Lençois (no avião ATR 600 da Azul linhas Aéreas) e mais duas horas de ônibus até Morro do Chapeu, no norte do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

É bom para quem cedo madrugada. A Expedição Nissan: À procura do início do Brasil chega ao primeiro dia de andanças pelas bandas da região aqui. Sempre fui fã de história, e Rogério Louro, diretor de comunicação da Nissan do Brasil, convidou Carlos Etchevarneprofessor da Universidade Federal da Bahia e arqueólogo com dupla cidadania, italiano e argentino, radicado em Salvador, para acompanhar a trip de aventureiros e mostrar os sítios arqueológicos da Chapada Diamantina.

Especialista em arqueologia, o pesquisador Etchevarne tem um rico estudo na catalogação de material nos sítios da Toca da Figura (Ventura) e Abrigo do Sol (Lagoa da Velha), locais deste primeiro dia de aventura na Bahia. Está previsto também a presença do pesquisador Eduardo Guimarães, membro da Cátedra da Unesco. Ele integra o o grupo da Expedição Nissan para uma troca de conhecimento sobre o rico material arqueológico encontrado nas redondezas de Morro do Chapeu.

Dupla da aventura Nissan: os jornalistas roberto Nunes e Duda Godinho

Meu parceiro de viagem é o aventureiro Duda Godinho, editor do TV Auto Band Bahia. Mochila de equipamentos e devidamente vestido de aventureiros, vamos em busca das histórias do nosso Brasil na quarta Expedição Nissan.

Mapa das andanças na quarta etapa da Expedição Nissan

A companheira é a Nissan Frontier, picape vendida no mercado brasileiro em duas versões – LE e SE –, ambas com cabine dupla e tração 4×4. Sob o capô, o moderno motor diesel 2.3 tem duplo turbo. De série, a Frontier vem com ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura, acabamento de couro, ajustes elétricos para o banco do motorista, aquecimento em dois níveis para as duas poltronas dianteiras, abertura das portas e partida do motor com chave presencial e sensor de estacionamento traseiro mais câmera de ré. Tem ainda central multimídia com tela colorida de 6,2 polegadas, navegador GPS, AM/FM e CD/MP3 player. Possui entradas auxiliares e conexão à internet por Wi-Fi pela plataforma Android, que permite o download de outros apps.

 

AUTOS E MOTOS entra no clima e faz uma ampla cobertura (TV, WEB TV, site, rádio, impresso e mídias digitais) sobre os caminhos da Expedição Nissan na Bahia. Siga o perfil @autosemotostv no instagram e o meu diário de bordo da Expedição Nissan na Bahia no site Autos e Motos (ponto com), parceiro do Portal Aratu Online, o site do SBT na Bahia. Todo dia haverá fotos, vídeos e relatos das trilhas e das situações inusitadas entre os dias 22 e 26 de abril. A partida é por volta das 13h, saindo de avião do aeroporto de Salvador, pernoitando na cidade de Morro do Chapeu e de Lençois, na Chapada Diamantina.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais