Dicas para alugar carro nas viagens internacionais

Young pretty woman sitting in a convertible car with the keys in hand

Fim de ano é hora de viajar. E tem muita gente que opta pelos passeios internacionais para conhecer Paris, Nova iorque e Buenos Aires. Por isso, é bom fazer o planejamento direitinho, incluindo a possibilidade de alugar um carro. Há modelos para solteiros como os hatches e famílias, a exemplo de peruas, sedãs médios e SUV´s, dos compactos aos grandes.

Alugar um carro no exterior tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre brasileiros que viajam em busca de lazer, descanso, estudo ou até mesmo trabalho.Para facilitar a vida dessas pessoas e garantir total tranquilidade na hora de alugar o carro, a locadora Inter Brasil Rent a Car separou 10 dicas, ressaltando que o fato de contar com um carro no destino escolhido dá ao viajante uma maior autonomia para que ele possa desfrutar da viagem e de organizar cronogramas e roteiros próprios, além de oferecer maior conforto no deslocamento entre um ponto e outro.

Q7080031

Fique atento à idade mínima para alugar um carro – O padrão para viagens para Estados Unidos e Europa é de no mínimo 25 anos, mas pode variar, dependendo do país escolhido. Algumas locadoras oferecem uma opção de pagamento da taxa underage (menor de idade), que permite ao viajante locar um carro mesmo abaixo da idade mínima exigida, por meio de uma taxa adicional na reserva. Para algumas categorias de carro, consideradas superiores e de luxo, as locadoras podem exigir uma idade maior. É importante ressaltar a importância de verificar com antecedência quais são as condições específicas de idade mínima para o país de destino.

Verifique qual é a carteira de habilitação necessária – É essencial que a habilitação seja condizente com o veículo que deseja locar. No Mercosul, o viajante deve ter a carteira nacional de habilitação permanente e dentro do prazo de validade. Se for viajar entre países do Mercosul, é preciso ter a Carta Verde, documento que habilita o trânsito entre Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Argentina. Mesmo assim é importante ficar atento às normas e regras pra trafegar além da fronteira brasileira. Boa parte das locadoras não permite locação por mais de 50 quilômetros além da fronteira com o país onde o carro foi retirado. Na Europa, recomenda-se que tenha o Passaporte e a Permissão Internacional para Dirigir. Nos EUA, o Estado da Geórgia solicita a PID; enquanto que, para outros Estados, a recomendação é consultar diretamente a locadora escolhida pra saber mais informações e verificar se será exigida ou não a apresentação da permissão.

Solicite uma habilitação internacional – Por incrível que pareça, é simples obter a PID. Uma vez que o condutor tenha sua carteira de habilitação nacional, basta solicitar ao Detran a emissão da carteira internacional, mediante o pagamento de uma taxa. Após esse processo, a habilitação internacional será enviada para o endereço do motorista, sem maiores complicações.

Young pretty woman sitting in a convertible car with the keys in hand

Tenha cartão de crédito com limite disponível – O cartão de crédito é um requisito pra locação e é usado pela locadora na caução de garantia – que nada mais é que o bloqueio de um valor pré-determinado no cartão do responsável pela reserva. Após a devolução do carro, o valor é devolvido ao locatário integralmente. Essa garantia serve pra cobrir eventuais custos com o pagamento de taxas não inclusas em compras com vouchers pré-pagos, como combustível, proteções adicionais, itens opcionais, serviços especiais e qualquer taxa adicional que possa surgir no decorrer do uso do veículo. Além disso, o cartão de crédito deve estar dentro do prazo de validade, em nome do locatário, vinculado a uma instituição bancária e com limite de crédito disponível para a caução. É importante pontuar que cartões em nome de outras pessoas ou sem autorização para transações internacionais impedem a locação. E vale lembrar que os cartões pré-pagos, muito usados em viagens, não podem ser usados para bloqueio caução.

Possibilidade de alugar numa cidade e devolver noutra – Na maioria dos casos, é possível alugar um carro numa cidade ou país e devolver em outro, mas é recomendado consultar a disponibilidade dessa opção no momento da locação, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço. Além disso, o serviço pode implicar no pagamento de taxas adicionais, mais conhecidas como “taxa de retorno” ou “taxa de trajeto único”.

Entenda a diferença entre quilometragem livre e restrita – O ideal é alugar veículos com quilometragem livre, até porque, se ela for restrita e exceder a quantidade de quilômetros rodados permitidos pela tarifa, o valor da taxa para quilômetros adicionais é alto. Caso o motorista decida estender sua viagem até uma cidade vizinha, não haverá problema.

Inclua seguro na reserva – Opte pela cobertura mais completa possível, para evitar problemas em casos de danos ao veículo, com garantia de proteção contra colisões em terceiros, seguros de vida e quaisquer outras ocorrências que possam acontecer durante a locação do carro.

Opte pelo serviço de tanque de combustível – Alguns pacotes que as locadoras oferecem já incluem o serviço de tanque de combustível, que permite a devolução do carro com o tanque vazio. Se este serviço não fizer parte do pacote ou não for contratado diretamente no balcão da locadora, na hora da retirada do carro, o veículo deverá ser abastecido antes da devolução. Caso contrário, a locadora cobrará a diferença, sendo um valor superior ao que seria pago pra reabastecer o veículo num posto de combustível. Portanto, fique atento.

Faça a vistoria antes da retirada na locadora – Realizar a vistoria junto ao atendente antes de retirar o veículo da locadora é de extrema importância para prevenir cobranças extras. Qualquer avaria apresentada no momento da devolução do carro será cobrada do locatário. Até por isso, é necessário o bloqueio caução. Evite problemas e atente a possíveis riscos na lataria, falta de tapete, extravio dos pinos da porta e danos nos retrovisores. E sinalize o atendente, caso haja alguma avaria antes de sair com o carro.

Economize na locação de carro pro exterior – É possível economizar na hora de alugar um carro no exterior, parcelando a reserva internacional no cartão de crédito sem pagar a alíquota de 6,38% para operações de crédito no exterior (IOF), quando a transação é feita no Brasil. Pode-se inclusive pagar a locação no boleto bancário, com desconto de 5%, caso não queira comprometer o limite do cartão que será usado como garantia.

Fonte: Site AutDestaque

Veja também...

Veja mais
Carregar mais