EcoBoost, um motor bem moderno

Considerado o menor motor já produzido pela fabricante americana Ford, o EcoBoost 1.0 tem tecnologia com três cilindros e outros avanços que lhe permitem oferecer um nível surpreendente de desempenho e economia. O propulsor será introduzido no Focus a partir de 2012 na Europa e, em seguida, em outros modelos como o C-Max e B-Max

O Salão de Frankfurt 2011 deixou a lição de que os motores devem realmente servir ao meio ambiente. O que mais impressionou foi a apresentação de uma gama de energias alternativas – de tecnologia híbrida, elétrica e de emissão zero – para garantir menores índices de poluentes na atmosfera.

A Ford mostrou que o futuro dos seus motores está atrelado ao propulsor de tecnologia EcoBoost. Considerado o menor motor já produzido pela fabricante americana Ford, o EcoBoost 1.0 tem tecnologia com três cilindros e outros avanços que lhe permitem oferecer um nível surpreendente de desempenho e economia.

O motor Ford EcoBoost 1.0 tem estreia global prevista para 2012 na Europa. Ele estará no Focus e, em seguida, nos modelos C-MAX e B-MAX, com duas versões, de 100 cavalos e 120 cavalos. No futuro, deverá ser oferecido em outros mercados. O EcoBoost 1.0 é um dos motores mais avançados que a Ford já produziu, reforçando o compromisso da marca de ser líder em economia de combustível. Apesar do tamanho e consumo de um bloco pequeno, ele é capaz de oferecer o mesmo desempenho de um motor 1.6 convencional a gasolina, ou seja, 120 cv e torque de 170 Nm na faixa de 1.300 a 4.500 rpm. Tem injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável Ti-VCT, com um novo turbocompressor, compacto e de alto desempenho, de resposta extremamente rápida e capacidade de girar na casa de 250.000 rpm.

Saída de exaustão fundida na cabeça dos cilindros, bomba de óleo com compressor variável e sistema de refrigeração dividido, que aquece o motor mais rápido para reduzir o consumo de combustível, são outras novidades. Segundo informações da Ford, o propulsor foi desenvolvido com duas principais correias funcionam imersas em óleo, para um funcionamento mais suave e silencioso.

Veja o funcionamento do motor Ford EcoBoost 1.0 neste vídeo:

Veja também...

Veja mais
Carregar mais