Fiat de Mussolini e Hitler será leiloado

o veículo serviu aos ditadores Adolf Hitler, Benito Mussolini e Francisco Franco durante a passagem deles por Roma, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial
O veículo serviu aos ditadores Adolf Hitler, Benito Mussolini e Francisco Franco

Outro veículo que ‘testemunhou’ a história e deve trocar de mãos em breve é um Fiat Torpedo 1939 que pertenceu a Vittorio Emanuele de Savoia, o último rei da Itália. O automóvel será leiloado na próxima segunda-feira (18), durante o leilão de modelos clássicos, The Legende et Passion, a ser realizado no Principado de Mônaco. Além de fazer parte da frota do monarca, cujo reinado terminou em 1946, o veículo serviu aos ditadores Adolf Hitler, Benito Mussolini e Francisco Franco durante a passagem deles por Roma, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Além do contexto histórico, o modelo é cobiçado por colecionadores por seu estilo. Baseado no sedã de luxo Fiat 2800, o Torpedo é um raro conversível da série Drophead Dual Cowl Phaeton, encomendada pelas Forças Armadas Italianas ao fabricante Farina, sediado em Turim, no norte do país. Acredita-se que 12 exemplares dessa edição foram produzidos. O Torpedo é equipado com um motor de 2.852 cm³, de seis cilindros, e de funcionamento silencioso. Seu acionamento é feito por meio de um botão instalado no painel. Os bancos de couro preto são originais. A Coys, empresa responsável pelo leilão, espera arrecadar pelo menos 240 mil euros – cerca de R$ 700 mil – com a venda do veículo.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais