Fiat produz 500 mil unidades do motor Firefly na fábrica de Betim

O motor é o “coração” do carro. Sempre há grandes investimentos para oferecer um motor potente e de eficiência energética, os mais econômicos. A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) acaba de alcançar a marca de 500 mil motores Firefly produzidos no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

O propulsor de número 500 mil é um Firefly 1.0 litro de três cilindros e sai da linha de produção no momento em que a FCA Powertrain está em fase de ampliação, com a instalação da nova fábrica de motores turbo. No Brasil, os motores FireFly estão presentes nos modelos Nova Fiat Strada, Argo, Cronos e Uno.

Com cerca de 800 funcionários, em três turnos, a produção diária chega a 1,3 mil motores, divididos entre o Firefly 1.0 litro, de três cilindros, e o Firefly 1.3 litro, de quatro cilindros, ambos com bloco em alumínio. Atualmente, mais de 50% da produção é exportada. Os embarques começaram em setembro de 2019 para Itália e Polônia, totalizando mais de 130 mil unidades que equipam Fiat Panda, Fiat 500 e Lancia Y. Esse volume já representa a maior exportação de motores da história da FCA no Brasil.

Considerada uma das plantas de motores mais modernas da FCA no mundo, a unidade possui cerca de 160 robôs de alto desempenho e precisão, que garantem completa rastreabilidade e confiabilidade de todas as etapas dos processos de usinagem e montagem.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais