Ford produz 200 mil motores na Bahia

A Ford inaugurou em abril de 2014 sua fábrica de motores em Camaçari e, agora, já comemora a marca de 200 mil unidades produzidas no Complexo Automotivo da Ford na Bahia. O propulsor 1.0, de três cilindros e de tecnologia TiVCT 12 V, equipa a família de carros compactos Ka, também produzido nas carrocerias hatch e sedã em Camaçari.

A nova geração de motores 1.0 flex de três cilindros com duplo comando de válvulas gera potência de 85 cavalos com etanol, e é hoje um dos motores mais eficientes no Brasil. Tem Selo de Eficiência Energética do CONPET e é um dos propulsores mais econômicos no mercado nacional.

200milmotores-fordcamacari-1

“A fábrica já nasceu dentro dos conceitos mais modernos de produção e desde então vem aperfeiçoando constantemente seus processos, com índices cada vez melhores de qualidade, eficiência, custos e sustentabilidade”, diz João Paulo Câmara, gerente da Fábrica de Motores da Ford em Camaçari. “Os indicadores de garantia e satisfação do cliente confirmam essa evolução.

Em Camaçari, a Ford possui uma fábrica de motores dentro dos altos padrões de produção, realizando em processos modernos todo o ciclo de produção, desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final. Hoje, são cerca de 10 robôs e 14 carregadores automáticos de peças, além de 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, tem estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores. Todos os seus equipamentos são conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento para o monitoramento on-line da qualidade da produção e da manutenção dos equipamentos.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais