Frontier, a picape da Expedição Nissan na Bahia

Nissan Frontier 2017 – Fora de Estrada

Por Roberto Nunes

A aventura na Expedição Nissan começa domingo que vem e a parceira já está escolhida: a picape Frontier. Sempre é bom saber que as trilhas mais duras no mundo 4×4 serão realizadas com um veículo forte e que enfrenta desafios, já que iremos rodar em uma das paisagens e regiões mais belas da Bahia, a Chapada Diamantina.

A Nissan coloca à disposição dos aventureiros sua picape Frontier. AUTOS E MOTOS irá usar a 12ª geração da Nissan Frontier, que tem estrutura resistente, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte. Com oito barras transversais, a picape conta um outro chassi sobreposto por dentro com soldas contínuas, chamado de duplo “C”. Assim, o veículo fica ainda mais resistente às tensões da torção da carroceria. Isso é bom demais para rodar nas estradas dos arredores de Morro do Chapeu e Lençois.

A Frontier tem hoje um pacotaço de equipamentos e inclui controle automático de descida (HDC) e sistema de auxílio de partida em rampa (HSA). No Brasil, a picape tem duas versões – LE e SE –, ambas com cabine dupla e tração 4×4. Sob o capô, o moderno motor diesel 2.3 tem duplo turbo. De série, a Frontier vem com ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura, acabamento de couro, ajustes elétricos para o banco do motorista, aquecimento em dois níveis para as duas poltronas dianteiras, abertura das portas e partida do motor com chave presencial e sensor de estacionamento traseiro mais câmera de ré. Tem ainda central multimídia com tela colorida de 6,2 polegadas, navegador GPS, AM/FM e CD/MP3 player. Possui entradas auxiliares e conexão à internet por Wi-Fi pela plataforma Android, que permite o download de outros apps.

Para garantir a resistência, a Nissan reduziu o peso da picape. A picape tem chassi mais leve em 44 kg. Já a carroceria e outros itens garantiram redução de peso em 132 kg. Há ganchos para amarração que correm por trilhos e podem ser fixados no lugar mais apropriado para prender a carga. A nova Frontier com seu motor 2.3 16V gera 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque a 2.500 rpm. São dois turbos, um de baixa e outro de alta pressão. O câmbio é automático e de sete velocidades.

Segundo o Inmetro, a Frontier fica na categoria B do programa de etiquetagem Conpet. Sâo 8,9 km/l de diesel na cidade e 10,1 km/l na estrada. Pesa quase duas toneladas com comprimento de 5,25 metros e entre-eixos de 3, 15 metros. Sua caçamba serve para transportar 805 litros, e seu tanque é para 80 litros de diesel. Com tudo isso, vamos acelerar na Expedição Nissan: À procura do início do Brasil.

Nissan Frontier 2017 – Fora de Estrada

AUTOS E MOTOS entra no clima e faz uma ampla cobertura (TV, WEB TV, site, rádio, impresso e mídias digitais) sobre os caminhos da Expedição Nissan na Bahia.

Siga o perfil @autosemotostv no instagram e o meu diário de bordo da Expedição Nissan na Bahia no site Autos e Motos (ponto com), parceiro do Portal Aratu Online, o site do SBT na Bahia. Todo dia haverá fotos, vídeos e relatos das trilhas e das situações inusitadas entre os dias 22 e 26 de abril. A partida é por volta das 13h, saindo de avião do aeroporto de Salvador, pernoitando na cidade de Morro do Chapeu e de Lençois, na Chapada Diamantina.

Até mais logo!

Veja também...

Veja mais
Carregar mais