Frontier passa por trilhas de pedras pontiagudas

A Expedição Nissan: À procura do início do Brasil trouxe à tona lugares incríveis com pinturas rupestres encravadas nas paredes das cavernas localizadas na região da vila do Ventura e Lagoa da Velha, nas proximidades de Morro do Chapeu, na região da Chapada Diamantina.

Eu e Duda Godinho ganhamos como parceiro de trilhas o jornalista potiguar Freire Neto, do programa Motores & Ação.  Fui o primeiro dos aventureiros a guiar a picape Frontier, rodando inicialmente uns 30 km. Em um terreno de pedras pontiagudas e com inúmeras irregularidades, a velocidade sempre é baixa. Isso serve para transpor com segurança os pontos mais críticos das trilhas.

Na entrada de uma estrada vicinal, o comandante da equipe TSO (empresa que organiza trilhas e test de lançamentos de carros) pediu para mudar a posição da tração para o modo 4×4 High. Os pneus já estavam com calibragem baixa e os ângulos de entrada (31,6 graus) e de saída (27,2 graus) da picape Frontier garantiram o desempenho para cruzar os obstáculos e as trilhas mais duras na Chapada Diamantina.

Pinturas nas cavernas da Toca da Figura

De acordo com o pesquisador Carlos Etchevarne, da Universidade Federal da Bahia, a região de Morro do Chapeu possui um dos mais ricos sítios com arte rupestre no país. Entre os principais, estão a Toca da Figura e a Lagoa da Velha. São lugares com formação rochosa e de muitas grutas. Etchevarne destacou que os grafismos rupestres são considerados como importantes vestígios das populações indígenas pré-coloniais, datados de 3.000 anos. Os vestígios de desenho e pinturas são bem variados. Os suportes rochosos das pinturas e gravuras estão diretamente cravados nos arenitos ou nas pedras de calcários. São pinturas nos tetos e nas paredes das grutas na Lagoa da Velha e em Ventura (Toca da Figura e Toca do Pepino) e nos lajedos areníticos da Lagoa da Velha.

 

E a expedição offroad da Nissan se transformou em uma grande aula de arqueologia e da história do nosso Brasil. Hoje tem mais e o comboio de 15 picapes Frontier segue o rumo das trilhas da Chapada Diamantina, na Bahia. Haverá mais visitação de sítios arqueológicos: um deles é o da Toca do Pepino, perto da Toca da Figura, no município de Ventura.

AUTOS E MOTOS entra no clima e faz uma ampla cobertura (TV, WEB TV, site, rádio, impresso e mídias digitais) sobre os caminhos da Expedição Nissan na Bahia. Siga o perfil @autosemotostv no instagram e o meu diário de bordo da Expedição Nissan na Bahia no site Autos e Motos (ponto com), parceiro do Portal Aratu Online, o site do SBT na Bahia. Todo dia haverá fotos, vídeos e relatos das trilhas e das situações inusitadas entre os dias 22 e 26 de abril. A partida é por volta das 13h, saindo de avião do aeroporto de Salvador, pernoitando na cidade de Morro do Chapeu e de Lençois, na Chapada Diamantina.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais