GNC Suécia prepara chegada do novo XC90 T8 R-Design

Marca sinônimo de segurança no mundo, a sueca Volvo avança também no quesito tecnologia. Acaba de chegar ao mercado brasileiro mais uma versão híbrida plug-in do SUV grande XC90. A Volvo Cars apresentou o XC90 T8 R-Design com visual mais esportivo.

O utilitário esportivo é um carro família, espaçoso e com muita tecnologia embarcada. Tem visual com rodas de liga leve de 22 polegadas, para-choques dianteiro e traseiro exclusivos e grade preta R-Design. É ofertado com duas novas cores, a Passion Red e Bursting Blue. O XC90 T8 R-Design vem com capricho no interior. Traz com volante e assentos com revestimento em couro e Nubuck próprios da versão. Seus detalhes são valorizados pelo acabamento interno com fibra de carbono no painel de instrumentos e no console da cabine. Há ainda jogo de tapetes de carpete alusivos à configuração esportiva, além de chave de couro R-Design com controle remoto integrado e função de memória.

Agora, a Volvo Carns ampla a linha de modelos híbridos plug-in do segmento premium. São três modelos em seis versões eletrificadas: XC60 T8 R-Design e Inscription, S90 T8 Inscription e XC90 T8 Inscription, R-Design e Excellence (de quatro bancos individuais), uma oferta que reforça sua estratégia de eletrificação da gama.

O XC90 T8 R-Design combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, números de desempenho dignos de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.319 kg, o modelo atinge os 100 km/h em apenas 5,6 segundos. O controle dinâmico do veículo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (721 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

O XC90 T8 conta com seis modos de condução. Três deles se adequam praticamente a qualquer condição:

• PURE: condução econômica para uso urbano
Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

• HYBRID: uso cotidiano
É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 15,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

• POWER: condução esportiva
O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos: AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica; OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), eleva a suspensão em 40 mm, ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h; INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel, características do grupo propulsor e suspensão, entre outros. Dessa forma, o XC90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 429.950.  A revenda GNC Suécia é a “casa” exclusiva dos carros Volvo na Bahia.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais