Golf 1.0 TSI anda que nem 1.4

AUTOS E MOTOS testou o apimentado Golf TSI com surpreendente motor 1.0, de três cilindros com turbo e injeção direta. Nem dá para perceber que é um tricilíndrico pequeno, pois sua capacidade de potência chega a 125 cavalos

Por Roberto Nunes

A linha de motores TSI é das mais completas no mundo. Para o mercado brasileiro, a Volkswagen oferece este propulsor turbo e com sistema de injeção direta de combustível para uma gama de modelos, passando pelo pequeno hatch up! até o cultuado hatch médio Golf.

AUTOS E MOTOS testou o apimentado Golf TSI com surpreendente motor 1.0, de três cilindros com turbo e injeção direta. Nem dá para perceber que é um tricilíndrico pequeno, pois sua capacidade de potência chega a 125 cavalos e tem um torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. Este conjunto mecânico é preciso e elástico e funciona em sintonia com uma caixa de câmbio manual de 6 marchas. A tração é dianteira e a direção tem sistema elétrico, deixando o carro totalmente nas mãos do motorista.

No configurador da Volkswagen, nem há o Golf TSI. A fabricante oferece as versões Comfortline, Highline e GTi. Mas o hatch “apimentado” da Volks ganhou um concorrente dentro do portfólio da marca. A chegada do novo Polo 200 TSI deve abafadar e suprimir as vendas do Golf TSI. Mas, a pegada do tradicional hatch médio Golf deixa qualquer um empolgado.

gOLF (1)

O Golf TSI é ligeiro e traz pacotaço de equipamentos. De fábrica, o hatch vem equipado com sete airbags, controles de tração e estabilidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e regulagens de altura e profundidade para a coluna de direção. Os passageiros têm à disposição saída de ventilação para o banco de trás, e o motorista ganha todas as informações do carro no quadro de instrumentos com display digital. Há ainda uma moderna central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque e o carro tem, de série, rodas de liga leve de 16″.

Hatch vem com multimídia completo e GPS integrado
Hatch vem com multimídia completo e GPS integrado

A Volks oferece ainda no Golf itens como ar digital, volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor fotocromático, e pacote de opcionais que inclui rodas de 17, bancos de couro e controlador de velocidade e GPS.

Dirigibilidade

No Brasil, nem todo mundo gosta de carro 1.0. Mas este Golf TSI é tudo que um amante de hatch médio deseja para estacionar em sua garagem. A oferta do motor 1.0 TSI, de três cilindros e bons 125 cavalos, sepulta de vez a ideia de que carro “Mil” é ruim. Tanto na cidade quanto na estrada, o Golf TSi mostra suas qualidades. Tem elasticidade para boas ultrapassagens nas rodovias e se sai muito bem nas arrancadas com seu torque acima de 20 kgf.m.

gOLF (2)

A agilidade do hatch fica por conta da direção elétrica, mais leve e eficiente, e do câmbio manual, com engates precisos. Seu motor 1.0 TSI incorporou novas válvulas de escape para melhorar o sistema de resfriamento. Há ainda um intercooler acoplado ao coletor de admissão. Tem novas velas e uma nova carcaça do turbocompressor feita de liga de aço. O motor possui dois radiadores: um para o motor e outro auxiliar para o intercooler.

Tudo isso deixa o motor TSI mais esperto e com respostas de potência e torque mais fortes. Além disso, o hatch tem bom desempenho no quesito consumo de combustível, especialmente com o uso da gasolina no tanque de 51 litros.

Entre os mimos, o Golf oferece até um teto solar
Entre os mimos, o Golf oferece até um teto solar

No ambiente interno, o Golf oferece conforto. Tem boas dimensões para um hatch médio, com comprimento de 4,25 metros, largura de 1,79 metro, altura de 1,46 metros e distância de entre-eixos de 2,63 metros. Para garantir a aderência na pista, o Golf TSI vem com pneus 205/55 R16 e seu conjunto de suspensão é independente McPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira. O porta-malas do hatch transporta 313 litros, de acordo com dados da Volkswagen.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais