“Halo” evita nova tragédia em Monza; Ricciardo vence na Itália

Por Durval Pereira

 

Em mais uma corrida emocionante, o australiano Daniel Ricciardo venceu o GP de Monza, na Itália. Seu companheiro de equipe Lando Norris ratificou a excelente temporada chegando em segundo lugar fazendo uma dobradinha para a McLaren. Valteri Bottas, o piloto destaque da corrida chegou em terceiro com sua Mercedes, depois de largar em último lugar.
Foi uma corrida que desde a largada já mostrava ter um tom especial. Começando na pole position ( na realidade o pole foi Bottas, mas este foi punido pois a equipe precisou mexer no carro )Max Verstappen não conseguiu segurar o impeto de Ricciardo perdendo assim a ponta, Norris vinha em terceiro e Hamilton em quarto, isso porque logo nas primeiras voltas o inglês já tinha tocado rodas com Verstappen em uma das curvas levando a pior.

A corrida se desenrolava tensa, em altíssima velocidade até as trocas de pneus. Daniel se deu bem e Verstappen teve problemas perdendo muitos segundos, então quando Hamilton fez sua troca voltou a pista disputando posição com Max, os dois literalmente se embolaram logo na primeira curva após a saída dos boxes e aqui vão dois apartes:
Primeiro: o halo (apêndice na carenagem que protege a cabeça do piloto) mostrou realmente sua importância. Hamilton e Verstappen dividiram a curva, nenhum dos dois deu espaço então a Red Bull do holandês passou por cima da zebra e foi projetada para cima do carro do inglês, claramente se vê o pneu e a carenagem da Red Bull batendo no halo, em direção a cabeça e parte superior do corpo do Hamilton. Poderíamos agora estar lamentando a perda de mais um grande campeão da Formula Um.
Segundo: Hamilton tem Ayrton Senna como seu ídolo, todos sabem e ele já deixou isso claro desde antes do seu ingresso na F1.Em tudo ele tenta seguir os passos do piloto brasileiro, sua atitude intransigente e dura nos dois choques que teve com Max mostra que o que falta em sua gloriosa carreira ( e ele procura) é um adversário que gere uma rivalidade tipo Senna X Prost, com lances normais de corrida, mas também com choques, acidentes e situações extra pista. Esses hoje foram acidentes de corrida, mas com malícia.
Após esse incidente (?), o Safety Car virtual foi acionado até tirarem os carros envolvidos então as MacLaren sustentaram suas posições até a bandeirada final enquanto um insuspeito Valteri Bottas veio ganhando posições conseguindo chegar ao pódio.
Na pontuação do campeonato, Verstappen tem 226,5 pontos e Hamilton 221,5 pontos, Bottas agora tem 141 pontos, em terceiro no campeonato.
Próxima etapa será dia 26 de setembro em Sóchi, na Rússia.

RESULTADO DA CORRIDA.

1 D RICCIARDO McLaren Mercedes 53 voltas
2 L NORRIS McLaren Mercedes +1.747
3 V BOTTAS Mercedes +4.921
4 C LECLERC Ferrari +7.309
5 S PÉREZ Red Bull Honda +8.723 P+5
6 C SAINZ Ferrari +10.535
7 L STROLL Aston Martin Mercedes +15.804
8 F ALONSO Alpine +17.201
9 G RUSSELL Williams Mercedes +19.742
10 E OCON Alpine +20.868
11 N LATIFI Williams Mercedes +23.743
12 S VETTEL Aston Martin Mercedes +24.621
13 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +27.216
14 R KUBICA Alfa Romeo Ferrari +29.769
15 M SCHUMACHER Haas Ferrari +51.088
16 N MAZEPIN Haas Ferrari NC
17 L HAMILTON Mercedes NC
18 M VERSTAPPEN Red Bull Honda NC
19 P GASLY AlphaTauri Honda NC
20 Y TSUNODA AlphaTauri Honda NL

VOLTA MAIS RÁPIDA
D RICCIARDO McLaren 1:24.812 Volta 53

Veja também...

Veja mais
Carregar mais