Automotivo Motocicletas

Honda faz live e lança as novas CB 650R e CBR 650R

Escrito por Roberto Nunes

A Honda fez festa no Salão Duas Rodas 2019 com a renovação da linha CB 650. Os olhos dos motociclistas ficaram vidrados nos modelos CB 650R e CBR 650R. A marca japonesa demorou mas enfim lançou de uma tacada só as duas motocicletas em um evento online na tarde desta quarta-feira.
Os dois lançamentos já podem ser comprados nos mais de 1.100 pontos de vendas da Honda em todo Brasil. Inspirada no conceito Neo Sports Café, inaugurado no Brasil pelo modelo CB 1000R, a nova representante da linha CB chega com tudo. A naked CB 650R, por exemplo, surge com pegada esportiva nas cores azul perolizado, vermelho e prata metálico. Seu preço público sugerido é de R$ 39.416.
A cereja do bolo é a CBR 650R 2020. Tem carenagem similar ao da superesportiva Fireblade. A versão CBR 650 R segue o conceito “Total Control”, e mesmo com a troca do “F” pelo “R” no nome segue sendo acessível para usuários de diferentes níveis. É vendida nas cores vermelho e cinza metálico, e custa a partir de R$ 41.080.

A CB 650R explora o conceito Neo Sports Café através de proporções ultra compactas, que exaltam o motor quatro cilindros em linha e conciliam agressividade com elegância. Com peso reduzido em cerca de 4 kg, a nova naked traz uma sofisticada suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves. Tem posição de pilotagem diferenciada e guidão de alumínio cônico. Suas pedaleiras são levemente recuadas.

A Honda inova e usa iluminação Full-LED no novo grupo ótico dianteiro, circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café. O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marchas. O novo banco em dois níveis, a rabeta essencial e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posicionamento ideal para pilotagem esportiva, são outros detalhes que deixam clara a intenção de ampliar as capacidades esportivas do modelo.

Reforçada

A nova linha ganhou reforços no motor e no chassi. O tetracilindro DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control. O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg se comparado com o chassi da “F. O propulsor tem potência máxima de 88,4 cv à 11.500 rpm e o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.

O sistema de admissão de ar da CB 650R é composto por duas tomadas de ar situadas ao lado do tanque. Na CBR 650R, as tomadas de ar – também duplas – estão situadas na parte frontal da carenagem. Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às “F”, alteração que é, em parte, responsável pelas características de entrega de potência otimizadas.

Outra modificação relevante é a majoração dos coletores de escape, cujos tubos passaram de 35 para 38,1 mm de diâmetro, com o intuito de atender os maiores níveis de potência e rotação máxima. A embreagem agora é do tipo deslizante, o que previne repentinas perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva. O acionamento da embreagem se vale de assistência, que reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca.

O sistema de controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control -, se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração. Tal dispositivo proporciona tranquilidade para a pilotagem em pisos de baixa aderência. Pilotos experientes podem optar pela desativação do controle de tração através de um botão situado no punho esquerdo.

Há ainda sistema ABS antitravamento para atuar no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. O disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples. Novas também são as rodas, mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.


A Honda CB 650R e CBR 650R 2020 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de contar com a cobertura do Honda Assistance (Assistência 24 horas), durante o período que durar a garantia. A fabricante abriu mais quatro lojas Honda Dream em belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Goiânia, tendo agora 72 lojas especializadas nos modelos esportivos em todo o país.

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário