Honda faz mudanças nas motos 650

A Honda é detentora de quase 80% da participação de mercado no Brasil. Das marcas instaladas no país, é a que tem mais modelos nos mais variados segmentos. Recentemente, a Honda anunciou a chegada da linha atualizada da família de motos 650: a naked CB 650F e a esportiva CBR 650F. A linha 2019 das duas motocicletas incorporou novas cores Laranja e Vermelho, além do exclusivo Preto Perolizado (somente na naked). A CB 650F tem valor sugerido de R$ 34.900 e a CBR 650F sai por a partir de R$ 36.500.

A Honda CB 650F vem equipada com motor tetracilindro de 649 cm3, igualzinho ao da CBR 650F. Tem bancada dos cilindros inclinada 30 graus à frente, opção técnica que permitiu verticalizar o posicionamento das engrenagens de câmbio e adotar um motor de arranque mais compacto, posicionado atrás da bancada, o que reduziu a dimensão longitudinal do motor. O motor “mais curto” tem sistema de alimentação com injeção eletrônica PGM-FI. São 88,5 cavalos a 11.000 rpm e o torque máximo chega a 6,22 kgf.m aos 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades.

Tanto a CB 650F quanto a CBR 650F têm chassi tipo Diamond. Sua estrutura é ancorada em em duas robustas traves de aço de seção elíptica, medindo 64 x 30 mm, que ligam a coluna de direção ao ponto de fixação do eixo da balança traseira. A balança traseira é conectada a um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições. A esportiva CBR 650F vem com suspensão dianteira de garfo Showa Dual Bending Valve (SDBV), com tubos de 41 mm de diâmetro. A tecnologia SDBV garante respostas mais adequadas especialmente sob grande solicitação como frenagens fortes e em pisos irregulares. Já a suspensão dianteira possui funcionamento mais preciso em diferentes condições de utilização.

A segurança dos freios está na CB 650F e na CBR 650F. Ambas possuem sistema ABS de dois canais que atua nos discos dianteiros e disco traseiro tipo wave. A grande dimensão dos discos dianteiros (320 mm) em conjunto pinças Nissin de duplo pistão na dianteira e de pistão simples atrás configura um dimensionamento coerente com a performance dos modelos. As rodas são realizadas em alumínio fundido sob pressão. Com seis raios duplos calçam pneus esportivos de medidas 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 e dispõe de válvulas de ar em “L” para facilitar o controle da pressão.

A CBR 650F tem visual mais agressivo e a carenagem integral com toques esportivos. Já a naked CB 650F conta também com completo painel digital e iluminação por LED. Ambas têm altura do assento contida a 810 mm do solo o que facilita aspectos práticos como manobras de estacionamento e as torna acessíveis a motociclistas de estaturas variadas. Os modelos têm garantia de 3 anos + Honda Assistance, sem limite de quilometragem.

 

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais