Honda vai produzir baterias de lítio

A marca aposta nos carros com motor híbrido
A marca aposta nos carros com motor híbrido

O futuro da indústria de veículos está vinculado ao uso das baterias de lítios nos modelos híbridos e elétricos.  A Honda tem planos audaciosos e anunciou a construção de fábrica para produção de baterias de lítio em Fukuchiyama, província de Kyoto, no Japão.

A Blue Energy, uma joint venture da marca com a companhia GS Yuasa, será responsável pela fabricação e venda do produto para veículos híbridos. Isso mostra que o fabricante japoinês está apostando na tecnologia, inovação e no respeito ao meio ambiente, alguns dos princípios que movem a Honda pelo mundo.

Recentemente, a empresa anunciou a construção da Blue Energy, uma joint venture com a companhia japonesa GS Yuasa Corporation (especializada na fabricação de baterias automotivas), que será responsável pela produção de baterias de lítio para veículos híbridos.  A estimativa é de produzir 16 mil m2. O projeto tem investimento inicial de aproximadamente R$ 6 bilhões. O início das atividades está programado para o segundo semestre de 2010.

A bateria será fabricada a partir do próximo ano e integrará o Honda Insight. Primeiro híbrido comercializado na indústria automotiva, o modelo é um marco no desenvolvimento de tecnologias que não agridem o meio ambiente.
Sua segunda versão, que foi apresentada no final de 2008, chega para transformar o veículo no modelo mais acessível da categoria. Para atingir tal objetivo, a empresa conseguiu a redução de custos em alguns componentes do sistema híbrido IMA (Integrated Motor Assist — Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico

Veja também...

Veja mais
Carregar mais