Hyundai amplia produção na fábrica de Piracicaba

A crise bateu forte na Ford, que anunciou o encerramento da produção de caminhões na tradicional fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, Já a sul-coreana Hyundai expande a capacidade produtiva da sua fábrica em Piracicaba, interior paulista.

A Hyundai Motor Brasil quer produzir mais no país. Inaugurada no fim de 2012, a planta tem capacidade produtiva de 180 mil unidades por ano e deve agora chegar a 210 mil unidades por ano. Segundo comunicado da Hyundai, o novo volume vai corresponder a 17 mil unidades acima do que foi produzido em 2018, quando foram fabricados 193 mil unidades, já acima da capacidade instalada graças a ganhos de eficiência pontuais no processo de produção.

Para 2019, investimentos da ordem de 125 milhões de reais em melhorias nas operações e aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia, incluindo robôs, vão possibilitar o aumento consistente do volume de produção, passando de 36 veículos por hora para 42 veículos por hora, com a fábrica funcionando em três turnos. “Nossa fábrica passou por melhorias em diversas áreas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem, o que torna possível esse aumento na produção e, consequentemente, maior capacidade total anual. O volume adicional de 30 mil veículos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado ao longo do ano”, comenta Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil.

A fábrica em Piracicaba tem operado, desde sua inauguração, com ocupação acima de 90% da capacidade instalada, dedicando mais de 95% de sua produção dos modelos HB20 e Creta para o mercado doméstico. O volume restante é destinado para  exportação ao Paraguai, Uruguai e, recentemente, à Colômbia. Durante os anos de crise da economia brasileira, em 2015 e 2016, a Hyundai foi a única montadora do País a permanecer com o terceiro turno em operação, sem redução de jornada ou de postos de trabalho. No mês de agosto de 2018, a marca histórica de 1 milhão de veículos produzidos foi alcançada, estabelecendo um novo recorde de menos de 6 anos para tal volume na indústria automobilística brasileira.

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais