Serviços

Instituto Renault completa 10 anos no Brasil

Escrito por Roberto Nunes

O Instituto Renault comemora 10 anos de atuação no Brasil. É justamente neste mês de setembro que a instituição da francesa Renault faz a primeira década. A meta maior é a de contribuir com a sociedade de forma positiva, levando progresso a comunidades. Fundada em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault é o responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da marca no Brasil. Atua hoje por meio de ações nas áreas da educação, do desenvolvimento social e da sustentabilidade ambiental.
Mais que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando pra gerar renda e estimular o empreendedorismo social e a educação”, ressalta Ricardo Gondo, Presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.

????????????????????????????????????

O Instituto Renault beneficiou mais de 755 mil pessoas. Por meio de ações centradas no progresso das pessoas e da comunidade, o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio dos projetos Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience. Um dos principais focos é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro mais populoso de São José dos Pinhais (PR) e que fica no entorno do complexo Ayrton Senna. Lá vivem 18 mil pessoas, sendo que 74 % está abaixo da linha da pobreza, o que significa menos de R$ 89 por pessoa em cada família, segundo relatório que mede o nível de desenvolvimento do território e que foi desenvolvido em parceria com a PUC-PR.

Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais a continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, complementa Caíque Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
Entre as ações, estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Renault:
CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: locais que funcionam como creches e centro de educação infantil, com gestão realizada pelo município e que atendem 210 crianças por dia com idade até 6 anos;
* Lar Mãe Maria: espaço de acolhimento de crianças e adolescentes, que em função de maus tratos foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos;
* Geração Futuro: programa educacional de capacitação profissional para jovens ingressarem no mercado de trabalho;
* Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo): promove a geração de renda e oportunidades de melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali vivem. O Instituto Renault doa cestas básicas;
* Associação Borda Viva: um dos primeiros e principais parceiros sociais do Instituto Renault, pioneiro no relacionamento com a comunidade da Borda do Campo.
A geração de renda possui 3 frentes: Cozinha Comercial (lançada em 2012 pra gerar renda às mulheres da comunidade, oferecendo refeições de qualidade a um preço acessível); preparação de coffee breaks para eventos de empresas; e Casa da Costura, lançada em 2010 pra formar mulheres em costura, modelagem, bordados e estampagens. E desde 2015 tem uma coleção desenvolvida pelas mulheres do projeto com o auxílio de uma designer, que usa produtos sustentáveis como aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, entre eles cintos de segurança e tecidos.
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário