Jaguar mostra sedã mais potente, o XE SV Project 8

Há carros de ruas e modelos que mais parecem veículos de corrida. Um deles é o novo Jaguar XE SV Project 8. O modelo é o mais potente sedã já produzido pela engenharia da marca alemã. Chega ao mercado europeu com doses cavalares de desempenho e esportividade. O Project 8 vem equipado com tração integral e um motor V8 Supercharged a gasolina, de 600 cavalos.

Segundo dados da Jaguar, o sedã XE SV Project 8 atinge velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O sedã da Jaguar estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano passado. A volta mais rápida foi de 7 minutos e 21,23 segundos, tempo superior a de muitos superesportivos.

O carro tem quatro lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos. Segundo John Edwards, diretor-executivo da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, “o objetivo da equipe da SVO é produzir veículos de prestígio, que ultrapassem os limites em termos de luxo, desempenho e capacidade para todos os terrenos. O Project 8 é um ótimo exemplo do que acontece quando entusiastas projetistas, engenheiros e especialistas em manufatura têm a oportunidade de criar um carro esportivo de desempenho extremo sem compromisso”, afirma.

Fundamental para o desempenho do veículo da SVO mais focado em pista já produzido, o Project 8 apresenta várias modificações na carroceria de alumínio leve premiada do XE, incluindo: para-choque de fibra de carbono com dutos de resfriamento aprimorados, capô de fibra de carbono ventilado e rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, divisor dianteiro ajustável, parte inferior lisa, amortecedor traseiro de fibra de carbono com difusor integrado e uma asa aerodinâmica traseira ajustável. Esses itens garantem que o Project 8 seja o sedã mais leve da Jaguar.Para garantir o desempenho ideal em estrada ou pista, o Project 8 aprimora a suspensão  dianteira, double-wishbone, e a traseira Integral Link redesenhada. Ele também inaugura um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, o primeiro uso de rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício, estilo F1, em um carro de estrada e incorpora um Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) com resfriador de óleo – o primeiro para o XE.

Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift de de oito velocidades da Jaguar. Capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos, de forma não sequencial, como de 8 para 2, em situações extremas, ajuda a fornecer precisão e confiança excepcionais com uma forte qualidade de deslocamento, exclusiva desse carro. O Project 8 custa a partir de £149.995 no Reino Unido e é a segunda edição de colecionador da Jaguar da SVO, após o F-TYPE Project 7 em 2014.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais