Ka Freestyle é um hatch bem esportivo

A onda dos SUV´s tem crescido. Mas há modelos com qualidade de utilitários e outros apenas com aparência de SUV urbano. Uma das maiores fabricantes de SUV´s do mundo, a Ford quer emplacar a nova versão Freestyle do hatch Ka na gama de “SUV´s compactos” no Brasil. Mudanças estéticas e melhorias mecânicas servem para deixar o carro mais altinho e com visual mais esportivo. A grande novidade do inédito Ka FreeStyle está na oferta da transmissão automática e do novo motor Dragon 1.5 flex, de três cilindros, o mesmo conjunto mecânico do SUV EcoSport.

Produzido no Complexo Ford em Camaçari, o hatch Ka Freestyle tem ainda a nova central multimídia SYNC 3 com atualizações e maior tela de 6,5 polegadas, com conectividade para o uso de aplicativos e GPS integrado ao sistema. O carro incorporou reforço e tem altura livre do solo de 188 mm. Seu eixo traseiro está mais rígido em 30% e há bitola ampliada em 30 mm para garantir assim uma melhor estabilidade, segundo os dados técnicos do fabricante. A engenharia da Ford incluiu uma barra estabilizadora de diâmetro maior, com 23 mm, e reforçou a suspensão com amortecedores e molas recalibrados. Os pneus são de medida 185/60 R15 e deixam o carro mais altinho.

Custando R$ 67.990, o Ka Freestyle tem direção elétrica com calibração alterada. Seu motor 1.5 Ti-VCT Flex tem tecnologia de três cilindros e gera potência de 136 cavalos,. O propulsor consegue 85% do torque de 158 Nm já na faixa dos 1.500 giros. Isso tudo funcionando com sistema de quatro válvulas por cilindro, com controle independente na admissão e escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo com controle variável de pressão e sistema de partida a frio Ford Easy Start, sem tanque auxiliar de gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades (6F15), com conversor de torque integrado e opção de trocas manuais na alavanca. Há ainda a versão com câmbio manual (R$ 63.490).

O Ka Freestyle sai de fábrica com seis airbags, sistemas de controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e câmera de ré. Entre os itens ofertados, a Ford oferece sensor de estacionamento traseiro, rack de teto, grade em formato colmeia pintada em cinza perolizado, faróis com máscara negra e moldura cromada. Há para-choque com elemento gráfico em formato de C nas laterais e faróis de neblina do tipo canhão integrados.

No Brasil, a Ford chama de Ka FreeStyle. Na Europa, o modelo será chamado de Active. Desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com a Ásia, o Ka é um carro urbano. No mercado nacional, é o terceiro modelo mais vendido e, em sua versão Freestyle, traz detalhes exclusivos como teto preto e marrom escuro aplicado no painel, moldura do console e frisos das portas. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro. Há  soleiras com apliques escovados com o nome FreeStyle. Os tapetes de borracha da cabine e do porta-malas são personalizados.

O SYNC3 é um diferencial no Ka FreeStyle. É possível usar o sistema de última geração da Ford e todos os recursos oferecidos para espelhar o smartphone ao multimídia. Assim, o usuário tem à disposição as plataformas Android Auto, Apple CarPlay para o uso dos seus aplicativos. Há agora a sincronização do Waze com aparelhos iPhone, além de Android, pela interface SYNC AppLink.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais