Kwid Life, a versão basicona, desvaloriza mais

O Kwid é um hatch urbano com visual de crossover e pacote simples na sua versão de entrada, a Life. Carro lançado inicialmente na Índia e, em seguida, no mercado brasileiro, o hatch Kwid tem a logo Renault mas está mais para Dacia, marca romena controlada pela fabricante francesa.

No mundo automotivos, os grandes conglomerados de montadoras de veículos têm marcas para o mercado premium e as de volume de vendas. É o caso da japonesa Toyota com a luxuosa Lexus no mercado dos Estados Unidos. Mas há também quem siga o caminho inverso e venda carros de baixo custo com uma marca “mais popular” em mercados emergentes. Há exemplos da espanhola Seat, da Volkswagen, e da romena Dacia, da Renault.

A francesa Renault tem lançado desde 2007 modelos derivados da marca Dacia. Entre eles, estão o Logan, Sandero, Duster e oroch, todos veículos de baixo custo e para conquistar o tão desejado volume de vendas no mercado. Já o Kwid chegou como projeto Renault, porém traz componentes de baixo custo e é hoje um dos hatches mais vendidos no Brasil.

No segmento dos subcomapctos, o hatch da Renault faz a festa. Mas há suas limitações já no mercado de seminovos. Estudo feito pela KBB – que utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados – indica que a versão Life do Kwid sofre uma desvalorização de quase 15% no segundo ano de uso. É disparada a versão que mais desvaloriza. Dentre as configurações apresentadas, de acordo com dados da KBB, a versão do Kwid de entrada, a Life 1.0 12V SCE Flex 4 portas, é a que mais desvalorizou no segundo ano de uso, apresentando queda de 14,46% do seu valor inicial. Quando analisado o primeiro ano de uso, a versão continua em primeiro no ranking, com desvalorização de 10,77%.  

O Kwid Life 1.0 12V SCe Flex quatro portas foi vendido no começo de 2018 pelo valor médio de R$ 32.500.  Entre os principais itens, o carro da Renault vem com rodas 14”, dois airbags laterais, dois airbags frontais, dois Isofix, predisposição para rádio e indicadores de troca de marcha e de condução. O hatch compacto tem fama de carro com dimensões ousadas, com 2,423 metros na distância de entre-eixos e 3,68 metros de comprimento. Seu porta-malas é de 290 litros e transporta motorista e mais três passageiros, sendo dois no banco traseiro com cinto de três pontos e encosto de cabeça.

 

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais