X60 briga com Duster, Kicks e chineses

O SUV X60 tem visual moderno e opção de rodas maiores de 18 polegadas

A Lifan faz parte dos planos de marcas chinesas para o mundo. Com operação de montagem de veículos para a região Mercosul no Uruguai, a Lifan oferece atualmente três modelos (sedã compacto 530, SUV premium X80 e o campeão de vendas X60) para o mercado brasileiro. Vendido desde 2013 no Brasil, o X60 é um utilitário bem equipado, mecânica ajustada com opção de câmbio CVT e histórico de satisfação entre os clientes.

O X60 é o marco da chegada da Lifan pelas bandas brasileiras e está bem posicionado com preço a partir de R$ 67.990 para brigar basicamente com os chineses JAC T40, Caoa Chery Tiggo 2 e modelos como o Renault Duster, e Nissan Kicks, por exemplo.

De visual remodelado, o X60 tem como arma principal o pacotaço de equipamentos, histórico de revisões, baixo índice de reclamações e preços justos em todo o Brasil.

AUTOS E MOTOS rodou com a versão manual do X60 por 10 dias na capital baiana. Se antes era um carro duro e que assustava ao passar pelas nossas ruas esburacadas, o X60 está mais bem resolvido com os antigos solavancos. Sua suspensão está mais “amigável”, já que ganhou ajustes principalmente na parte traseira para absorver os impactos causados por lombadas, buracos e terrenos irregulares.

O X60 é um carro que bebe apenas gasolina no seu motor 1.8 16V VVT, com 128 cavalos de potência a  6.000 giros e 16,8 mkgf (4.200 rpm), auxiliado pelo câmbio manual ou a transmissão câmbio CVT que simula seis marchas sem a opção de trocas sequenciais. É um carro de mecânica moderna e, ao mesmo tempo, simples. A Lifan investiu, sim, no pacote de equipamentos ofertado já na sua versão de entrada e aumenta ainda mais na configuração topo da gama VIP, que custa na faixa dos R$ 78 mil.

Seu motor 1.8 16V VVT gera 128 cv com câmbio manual ou CVT

Com visual remodelado, o X60 incorpou uma nova grade frontal com barra horizontal com o nome “Lifan”, para-choque frontal maior com luzes diurnas de led na parte inferior e um conjunto de faróis de neblina. Há novos retrovisores com repetidores de seta com leds e as rodas são maiores de aro 18″. Sua traseira tem novas lanternas.

A LIfan mudou ainda o painel de instrumentos com detalhes a mais e os bancos têm a opção da forração de couro sintético. O SUV X60 é um carro família para quem deseja mais espaço tanto no porta-malas – são 405 litros – quanto no habitáculo, transportando bem três passageiros no banco traseiro. Apenas nas versões mais caras o X60 ganha a nova central multimídia com tela de 8 polegadas, com GPS, Bluetooth, espelhamento de smartphone e informações do computador de bordo. Há ainda as imagens da  câmera de ré. O X60 tem sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, ajuste manual ou opcional elétrico de altura dos faróis, dois airbags dianteiros, cintos de segurança retráteis e de três pontos para cinco passageiros e sistema ISOFIX.

Seu porta-malas transporta 405 litros de carga

O X60 vem com pneus 225/55 R18 na versão VIP ou de medidas 215/60 R17 na configuração de entrada. Possui suspensão elevada com bons ângulos de entrada e saída, barras longitudinais no teto, para-choque traseiro com falsas saídas de escape, além de protetor central e friso cromado sobre a placa. Sua logomarca agora é com o nome Lifan estampado na parte frontal. As lanternas são em LED e há até a opção de um teto solar elétrico no SUV chinês.

O carro testado pela equipe do AUTOS E MOTOS tinha rádio simples e cluster análogo-digital centralizado e com iluminação azul, com informações do velocímetro e conta-giros. Há medidores de temperatura da água e nível de combustível. O display digital no sistema multimídia só como opcional ou na versão mais cara, com tela sensível ao toque de 8 polegadas e sistema operacional Android. O dispositivo vem com rádio AM-FM e no multimídia mais moderninho vem com conexões USB e auxiliar, Bluetooth, SD Card, câmera de ré, ajustes de mídia e navegador GPS Navitech 2.0.

O banco do motorista tem ajustes manuais e há até acendedor de cigarros e uma tomada 12V no painel. O espaço geral é bom e, por ser um carro para família, isso, sim, é um ponto positivo. SUV deve ser espaçoso e prático, e isso o X60 tem de sobra. O Lifan X60 2019 é páreo sim para rivais como os chineses T40 e Tiggo 2 como para a dupla Duster, da Renault, e Kicks, da Nissan.

O Lifan X60 foi cedido pela revenda Bahia Vip

Veja também...

Veja mais
Carregar mais