Limpe seu carro neste período do Covid-19

Com o aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, é sempre bom ter cuidados especiais na hora da limpeza de seus veículos. E nada mais correto que adotar essa postura, uma vez que o vírus é facilmente transmissível e pode colocar em risco a saúde de seus colaboradores e mesmo clientes.

É necessário desinfectar totalmente o veículo, principalmente o volante, por ser o mais tocado, bem como o câmbio, painel, bancos e dispositivos no automóvel. Os cuidados precisam ser redobrados nos carros e outros veículos automotivos, especialmente nas áreas internas mais tocadas pelos motoristas. Entre as medidas de segurança mais básicas estão a limpeza constante do volante, do painel, da manopla de câmbio, do freio de mão, das maçanetas e dos botões (ou a manivela) que abrem os vidros.

Evite usar álcool em gel

Este tipo de produto serve muito bem para higienização de mãos e de outros objetos, mas quando o assunto é a limpeza das áreas internas do carro, a escolha precisa ser outra para não danificar nenhuma peça do veículo. A higienização, neste caso, não poderia ser mais simples e acessível: é suficiente usar um pano úmido com uma mistura de água e detergente. Essa combinação não agride materiais como o couro, que ficariam ressecado com a aplicação do álcool em gel.

Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos por um portal de aluguel de carros, somente 32% dos motoristas têm algum tipo de cuidado com a limpeza do interior dos veículos e limpam a cabine uma vez por ano. De acordo com o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia, cerca de 700 tipos diferentes de bactérias podem viver dentro de um veículo, sendo que os dois tipos mais comuns causam infecções alimentares, de pele e inflamação. Então, fique atento, limpe sempre seu carro e tenha ainda cuidados mais eficientes para a higiene pessoal, usando sempre álcool em gel nas mãos e, caso seja possível, use capas protetoras nos bancos.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais