Carros

Maio amarelo: "no trânsito, o sentido é a vida"

Escrito por Roberto Nunes

“NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” é o mote do Movimento Maio Amarelo para 2019, conforme aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O mote sugerido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária também é de conhecimento da Associação Nacional de Detrans (AND), que o apresentou durante reunião geral. Os temas para as campanhas mensais sugeridas pelo OBSERVATÓRIO também foram aprovadas.
O OBSERVATÓRIO e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)  já divulgam simutaneamente em suas redes sociais uma campanha educativa para motivar atitudes seguras no trânsito como não dirigir depois de beber e não desrespeitar os limites de velocidade. Os teasers foram criados pela agência Atua, com realização da Anfavea e iniciativa do OBSERVATÓRIO. Em breve, novidades serão divulgadas.
 
Campanhas educativas
Além do tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, a proposta enviada pelo OBSERVATÓRIO ao Contran também sugeriu os temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2019:

  • Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro.
  • Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?
  • Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).
  • Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.
  • Setembro – Celular ao volante: por que não usar?
  • Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.
  • Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.
  • Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas)

 
Frase para as peças publicitárias
O Contran também definiu a mensagem para a divulgação ou promoção nos meios de comunicação social de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, no ano de 2019.

  • “NO TRÂNSITO, DÊ SENTIDO À VIDA”

Sobre o Movimento Maio Amarelo
Assim como em 2018, o tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA” escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça. A Campanha Maio Amarelo 2019 prossegue em todo o Brasil.
 
 

Sobre o Autor

Roberto Nunes

Deixe um comentário