Mário Almeida estreia coluna sobre seguro de autos

Por Mário Almeida (colaborador)

É com muita satisfação que inicio mais um trabalho de orientação e informação sobre seguros no ramo de automóveis. Vamos começar com dicas de como contratar um seguro de automóvel.

Primeiro passo é procurar ou obter indicação de um profissional, o corretor de seguros, pois, o corretor de seguros assim como o médico, advogado, engenheiro e tantas outras profissões, os corretores de seguros tiveram que estudar, ir para sala de aula para adquirir conhecimento, se formar e conquistar a Susep, a carteira profissional do corretor de seguros.

Segundo passo é escolher o veículo e passar as informações de características do mesmo junto com as informações pessoais /cadastrais e do chamado perfil do segurado para que o corretor de seguros faça as cotações/pesquisas nas seguradoras a fim de verificar qual delas vai oferecer melhor custo benefício para você como segurado.

É importante ressaltar que o mesmo veículo pode apresentar diferentes custos de seguro justamente devido as informações do perfil de cada segurado. (Ex.: Se Mário e Roberto comprarmos veículos idênticos, o custo do meu seguro pode ser diferente do seguro de Roberto devido as informações de nossos endereços, CEP de pernoite, estado civil, a utilização do veículo se é particular ou comercial, se utiliza para ir à faculdade ou cursos, se tem ou não garagem na residência, no trabalho e ou faculdade, se tem pessoa com idade entre 18 e 25 anos que pode dirigir o veículo como condutor principal ou esporádico e etc.).

Um aviso importante, você que tem seu carro particular e de repente resolve cadastrar em algum aplicativo de transporte de passageiros, avise ao seu corretor para que o mesmo faça a modificação da utilização do veiculo segurado de particular para atividade do aplicativo antes de fazer a primeira corrida, caso contrário em caso de sinistro de acidente ou roubo a seguradora vai negar as coberturas.

Nunca omita ou dê informações erradas na intenção de reduzir o custo do seguro, pois, estas informações são de extrema importância para precificação de seguro, informações inverídicas podem lhe custar caro.  Se a seguradora no momento de um sinistro descobrir que o seguro foi contratado com informações divergentes da realidade do perfil do segurado, ela pode negar o pagamento dos prejuízos do segurado e do terceiro ou fazer o segurado participar dos prejuízos com percentual igual à diferença do prêmio que deixou de pagar.

Então fiquem atentos e confiem no profissional Corretor de Seguros, ele sabe como contratar sempre a melhor opção para sua tranqüilidade e dessa forma garantir que Você segurado não venha ter prejuízos em caso de sinistro.

Espero estar contribuindo, orientando e alertando de maneira positiva a todos os leitores e ou seguidores do Autos & Motos. No próximo momento vamos falar sobre as coberturas básicas para o seguro de automóvel.

 

Mário Almeida é corretor de seguros, sócio diretor da Nossa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. com 25 anos de atividades no mercado e Diretor técnico da Ascind/BA – Associação Nacional dos Corretores Independentes.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais