Mercedes renova Sprinter com tecnologia

Por Roberto Nunes, em Curitiba (PR)

A Mercedes-Benz renovou a Sprinter, veículo para passageiros e carga. Feita na Argentina, a Sprinter 2020 traz um amplo pacote de segurança, conectividade e equipamentos tecnológicos de série, garantindo assim inovação no segmento. Todas as melhorias e novidades da Sprinter serão destacadas na 22ª Fenatran, a Feira Nacional do Transporte que ocorre entre os dias 14 e 18 de outubro, no SP Expo Center, na rodovia Imigrantes, na capital paulista.


A nova Sprinter traz visual totalmente remodelado e diversos itens de segurança, como Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Assistente de Fadiga e Assistente de Subida em Rampa, direção elétrica e novos configurações de vans, furgões e chassis Sprinter: 314 CDI Street, 416 CDI e 516 CDI, com 220 kg a mais de PBT na versão 416, aumentando a capacidade de carga do veículo.

Um dos destaques é o retorno da opção chassis cab. Os preços serão divulgados durante a Fenatran. A fabricante alemã, detentora da patente do automóvel no mundo, traz muito dos veículos de passeio para o segmento dos comerciais leves. Sem a pequena Vito, descontinuada na planta argentina, a Mercedes-Benz aposta suas fichas nas diversas versões da Sprinter para o mercado brasileiro.

Desta forma, inclui assim o exclusivo sistema multimídia MBUX com tela touch screen, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré – total interação do motorista com o veículo para mais conforto, segurança e produtividade. É a conectividade chegando com toda força na van Sprinter, que ganha o sistema como opcional e exibe aplicativos e funções do smartphone na tela de oito polegadas instalada no painel de instrumentos – na Europa e outros mercado, o multimídia tem opção de tela maior de 10 polegadas.

 

A segurança está garantida no melhoramento de novos sistemas de dispositivos como freios ABS, controle de tração e de instabilidade com a inclusão do sistema ABA. A Sprinter é o primeiro veículo do segmento de comerciais leves a ganhar o Assistente Ativo de Frenagem, o mesmo que equipa os utilitários pesados da marca. Funciona como um radar que faz a leitura à frente do veículo e, se necessário, atua nos freios para evitar uma colisão.

Outro ponto forte é a troca da direção hidráulica pelo sistema elétrico, mais eficiente e mais leve para as manobras. Há versões com a oferta do sistema Keyless Start – inovações para o mercado brasileiro que asseguram mais conforto para o motorista – e cockpit similar ao de um automóvel na ergonomia, praticidade e bem-estar a bordo.

O ABA, por exemplo, funciona a partir de 7km/h e conta com quatro etapas: a primeira emite apenas um aviso luminoso no painel, a segunda gera um alerta sonoro, a terceira faz uma frenagem parcial atuando com 30% dos freios e a última, faz a frenagem total. É de série em toda a linha 2020 da Sprinter, que traz ainda assistente de ventos laterais e de fadiga, auxiliar de partida em rampa e luz de circulação diurna e ESP.

A conectividade é um ponto forte que a Mercedes-Benz valoriza também na Sprinter. A central multimídia MBUX, a mesma oferecida nos modelos convencionais como Classe C e S, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. É opcional e eleva o nível no segmento de comerciais leves no Brasil.

A novo Sprinter 2020 chega no fim deste ano nas configurações Furgão, Chassi e Passageiro, esta última nas configurações 9+1 e 15+1 passageiros. A motorização foi atualizada, com o 2.2 biturbo entregando 143 cv e 33,7 kgfm na versão 314 CDI Chassi ou Furgão, passando para 163 cv e 36,4 kgfm nas variantes 416 CDI e 516 CDI, ambas oferecidas nas três configurações de carroceria. Todos os motores são associados ao câmbio manual de 6 marchas.

Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil, enfatizou o pacote de segurança de série na nova Sprinter e já adiantou que a fabricante tem planos de ofertar a caixa automática – que já é oferecida no modelo na Europa – no veículo comercializado no mercado brasileiro.

 

O jornalista viajou a convite da Merccedes-Benz do Brasil

Veja também...

Veja mais
Carregar mais