Uma nova onda: motor de 3 cilindros

Uma das alternativas encontradas para atender à demanda de motores mais ecológicos e menores é a dos carros compactos com propulsor de três cilindros. Exemplos são o novo up! e o futuro Ka

Por Gildson Dantas*

Tem sido um desafio para a indústria automotiva mundial a produção de motores cada vez mais leves, compactos, econômicos, menos poluentes e com baixo custo de produção e de manutenção. Uma das alternativas encontradas para atender a todas essas exigências sem dúvida alguma tem sido os motores com três cilindros.

Recursos tecnológicos como utilização de materiais mais leves e com menor coeficiente de atrito, injeção direta de combustível, comando de válvulas variável, motores multiválvulas, balancins roletados e duplo circuito de arrefecimento tornam possível a fabricação de propulsores de mil cilindradas com potência de até 84 cavalos, econômicos e pouco poluentes.

up

Se comparado aos motores convencionais de quatro cilindros, os de três cilindros possuem vários componentes a menos, o que os torna menores e mais leves.

Dentre os principais componentes tem-se a menos: um cilindro, uma biela, quatro válvulas, quatro molas, além de bloco, cabeçote, eixo virabrequim e eixo de comando de válvulas menores. Porém uma característica negativa do motor com três cilindros é a dificuldade de balanceamento, em função de detalhes específicos de projeto, fazendo com que ele tenha uma maior vibração em rotações mais elevadas, o conhecido rpm (rotações por minuto) do motor.
Uma alternativa para minimizar este problema seria a utilização de um segundo eixo contrabalanceador, o que aumentaria um pouco o custo do projeto.

Nos próximos anos, as principais montadoras de veículos seguirão a tendência dos lançamentos de modelos compactos e com tecnologia de maior eficiência energética – no Brasil, os propulsores compactos são de um litro e bicombustíveis – em mercados como o europeu, japonês e nos Estados Unidos, o coração do carro bebe apenas gasolina ou diesel.

Por aqui, a alemã Volkswagen mais uma vez sai na frente com o 1.0 Bluemotion, mostrado no Fox e que deve equipar o Gol, por exemplo. Ainda neste semestre, haverá o lançamento do All New Ka, pequeno hatch desenvolvido e fabricado aqui em Camaçari e que terá também um motor de três cilindros. A partir daí, a briga será boa.

* Artigo elaborado pelo engenheiro mecânico Gildson Dantas, especialista em tecnologia automotiva pela FEI (publicado no Jornal A TARDE)

GILDSON dANTAS

Veja também...

Veja mais
Carregar mais