Mulher grávida pode dirigir automóvel; veja dicas

Por Juliana Neves (colaboradora)

Um momento importante e as vezes muito esperado na vida de uma mulher é a gestação. Porém, durante esse período, o corpo passa por diversas transformações e, por isso, é necessário tomar algumas precauções antes de dirigir.

O assunto costuma gerar dúvidas entre as futuras mamães já que, de acordo com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, não existe nenhuma lei específica que proíba as mulheres de dirigir estando grávidas. Porém, mesmo sem existir contraindicações prévias no CTB sobre as gestantes, guiar o carro pode se tornar um desafio constante.

Nesse período, é comum sentir enjoos, tonturas e ter dificuldade de encontrar uma posição confortável por conta do crescimento do neném dentro da barriguinha! Mas não precisa entrar em pânico! O importante é você conhecer seu corpo e reconhecer seus limites.

Se você está saudável e sente confiança para dirigir, é só seguir as orientações de profissionais da área. A dica fundamental é sempre garantir a distância segura entre o volante e a barriga, mesmo que as pernas fiquem um pouco mais esticadas. Outro detalhe que não se pode esquecer é o cinto de segurança que deve ser utilizado com cuidado para evitar pressionar a barriga de forma errada.

Várias mulheres conseguem dirigir normalmente durante todo o período da gestação, inclusive já conheci uma que foi dirigindo para o hospital afim de ter o bebê (isso que eu chamo de independência né?)! Porém, nesse período todo cuidado é pouco e, mesmo em uma gestação saudável e tranquila, não é aconselhável assumir a direção após o oitavo mês de gestação, justamente pelo risco do bebê querer nascer a qualquer momento.

Mantenha sempre a atenção: se você sentir qualquer mal estar não hesite em parar imediatamente o carro em local seguro para buscar um atendimento de emergência. Lembre-se que você não está mais sozinha, tem um ser bem pequeno crescendo dentro de você (as vezes dois ou três… rs) que precisa da mamãe bem saudável e feliz!

Juliana Neves é jornalista, apaixonada por carros, mãe de um menino de quatro anos e gosta de dirigir

Veja também...

Veja mais
Carregar mais