Nissan Frontier, a bruta da Chapada Diamantina

Por Roberto Nunes

 

Depois da visitação aos sítios arqueológicos localizados na região do município de Morro do Chapeu, a Expedição Nissan: À procura do início do Brasil parte para as bandas da Serra das Paridas, em Lençois, cidade-berço da exploração dos diamantes na Chapada Diamantina.

O grupo de expedicionários testou os sistemas e dispositivos da picape Frontier em terrenos bem acidentados com pedras pontiagudas e chão batido nas trilhas das fazendas de Lagoa Velha, Ventura e Morro do Chapeu. A 12ª geração da Nissan Frontier ganhou os terrenos brasileiros no ano passado e é ofertada nas versões  SE e LE. Tem preço inicial de R$ 150.990 e sua versão topo da gama sai por a partir de R$ 168.700.

AUTOS & MOTOS andou nas duas configurações da Frontier com os parceiros Duda Godinho (TV Auto Band Bahia e Sergipe) e Freire Neto (Motores & Ação). Nada como uma picape bem equipada e bruta para transpor obstáculos na Chapada Diamantina. Em pleno período sem chuvas mais fortes, os leitos dos riachos e rios estão praticamente secos. Na segunda e ontem, a trip da Expedição Nissan passou por diversos leitos secos dos rios e riachos dos arredores do município de Morro do Chapeu.

A mais equipada Frontier LE traz um pacote de equipamentos para o conforto e bem-estar do motorista e demais ocupantes. Entre os itens ofertados na Frontier, é bom destacar o conjunto de bancos em couro e de gravidade zero, item essencial para diminuir os solavancos provocados pelo terreno irregular na coluna vertebral de quem estar a bordo da picape. Depois de dois dias, o corpo sente, e tive até que tomar uns remédios para as dores musculares, principalmente na região lombar e no pescoço.

O segmento das picapes médias é dos mais concorridos no Brasil. A briga pela liderança sempre esteve entre a Toyota Hilux e a Chevrolet S10. A escolha por uma picape é bem pessoal. Há quem goste dos modelos ao estilo USA (Ford Ranger) ou as nipônicas (Mitsubishi L200). A opção mais próxima de um carro de passeio é a Volkswagen Amarok, a mais recente no segmento. A Nissan Frontier está à altura de todas.

A capacidade offroad de uma picape é medida pelos números. Sua distância do nível do solo é de 292 mm e os ângulos de entrada (31,6º) e de saída (27,6º) indicam que a Frontier é uma picape para as trilhas mais acidentadas e pesadas. Seu motor 2.3  diesel tem duplo turbo e gera 190 cavalos e 45,9 kgfm a 2.500 giros, acoplado ao câmbio automático de sete velocidades e a tração 4×4, com seletor de mudanças no painel. Há ainda o bloqueio eletrônico do diferencial, controle inteligente de descida, sistemas de controle de tração e de estabilidade, sistema inteligente de partida em rampas, freios ABS com EBD E BA, protetor de cárter, motor e tanque de combustível, além de um sistema eletrônico de partida por botão.

De série, a Frontier SE vem equipada ainda com ar-condicionado com duas zonas distintas de temperatura, ajustes elétricos para o banco do motorista, aquecimento em dois níveis para as duas poltronas dianteiras, abertura das portas e partida do motor com chave presencial e sensor de estacionamento traseiro mais câmera de ré. Tem uma central multimídia com tela colorida de 6,2 polegadas, navegador GPS, AM/FM e CD/MP3 player. Possui entradas auxiliares e conexão à internet por Wi-Fi pela plataforma Android, que permite o download de aplicativos. Na configuração mais cara, a Nissan inclui faróis com assinatura em LED´s, retrovisores com rebatimento elétrico e sensor de estacionamento traseiro. Tudo isso deixa a Frontier com conforto de um carro de passeio e ampla capacidade de transpor obstáculos nos terremos mais inóspitos.


  • Foto de Freire Neto do professor Carlos Etchevarne
  • A quarta edição da Expedição Nissan entra no terceiro dia de trilhas na Chapada Diamantina, Bahia. O professor Carlos Etchevarne, pesquisador da Universidade Federal da Bahia, tem compartilhado conhecimentos importantes sobre os vestígios dos povos que habitaram a região no período pré-colonial (3.000 anos). Hoje o deslocamento das picapes Frontier é até a Serra das Paridas, em Lençois. Vamos em direção ao berço do garimpo dos diamantes na região.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais