Nivus tem visual bem moderno e é conectado

Por Roberto Nunes

A Nova Volkswagen está em uma fase de ebulição no mercado brasileiro. Nos últimos dois anos, a marca alemã renovou a opção de modelos, especialmente os do segmento de SUV´s urbanos no país. Além do T-Cross, hoje o consumidor tem o Nivus, modelo com design de cupê, amplo pacote de equipamentos e motor da família TSI turbinado.

AUTOS E MOTOS rodou com a versão topo da gama do Nivus, a Highline. O Nivus surpreende sim pelo desenho de traseira com teto rebaixado, belas lanternas que cruzam de um lado ao outro e frente com nova identidade global da Volkswagen.

O Nivus é ofertado em duas versões: Comfortline e Highline. Nas duas configurações, a VW coloca sob o capô o elástico motor 1.0 TSI flex de três cilindros, de 128 cavalos de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, com etanol no tanque de combustível. Tem apenas a opção de transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades. O SUV-cupê da Volkswagen bota as quatro rodas na cidade e acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos com velocidade máxima de 189 km/h.

Mas não é apenas o visual que coloca o Nivus entre os carros que você deve agendar um test drive para conhecer mais detalhes. Fique atento ao pacote de equipamentos, especialmente desta versão topo da gama Highline. Sua versão de entrada Comfortline já vem com seis airbags, ar-condicionado, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5″, câmera de ré, sensores traseiros, chave presencial, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, controle de cruzeiro, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16”, além de sistemas de controles de tração e estabilidade, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, assistente para partida em rampa, volante multifuncional, Isofix, descansa braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro.

É realmente um SUV urbano bem equipado e com preço competitivo – sai por cerca de R$ 85 mil. O Nivus Highline sai na faixa dos R$ 95 mil e traz ainda ar-condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo, espelho retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, detector de fadiga do motorista, rodas de liga leve 17”, painel de instrumentos digital, faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”, bancos revestidos de couro, sistema de frenagem automática pós-colisão, sensores de chuva e crepuscular, indicador de controle da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros, volante com shift-paddles e tapetes de carpete.

O grande salto do Nivus é a nova multimídia VW Play com tela de 10 polegadas que traz seu smartphone para dentro do carro. Com uso intuitivo, o VW Play abre o mundo virtual para dentro do automóvel com a opção de usar os sistemas Android ou IOS.

O pacote VW Play & Tech é um opcional na versão de entrada e inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia VW Play com tela de 10″ e volante multifuncional em couro com shift-paddles. Isso já vem no Nivus Highline e deixa o SUV da Volks bem completo nos itens de entretenimento e conectividade.

O Nivus é um SUV urbano mas tem pegada boa para dirigir na estrada. Dados da montadora indicam que o Nivus pesa 1.199 kg e seu porta-malas consegue transportar 415 litros, bem próximo do T-Cross (429 litros). O espaço para os caronas no banco traseiro é sim generoso e não aperta as penas de quem tem 1m85 de altura.

A lista de SUV´s urbano é bem extensa e inclui modelos como o Chevrolet Tracker nacionalizado e com oferta de motor 1.0 turbo. Na faixa de preço, a Volkswagen coloca o Nivus de frente com o Ford EcoSport, Renault Duster, Peugeot 208, Honda WR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, entre outros. O Nivus tem três anos de garantia e sai na frente com seu projeto atual com motor turbinado, multimídia bem conectado e visual moderno.

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais