Nova perua RS 4 Avant é de tirar o fôlego

Pense ai numa perua com motor V6 e seus 450 cavalos de potência. E mais: a station wagon consegue fazer a distância do zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Em quase um piscar de olhos, a Audi conseguiu fazer isso com a renovado perua RS 4 Avant, um exemplar de fazer inveja aos mais apaixonados amantes da velocidade.

Tem gente que vai querer afirmar que não gosta de uma perua. Mas, a nova RS 4 Avant é para poucos, sim. A Audi desembarca com a renova perua RS 4 Avant como a “máquina” topo da linha A4. A equipe de designers fez um trabalho de tirar o chapéu, colocando diversos detalhes esportivos usados no Audi 90 quattro IMSA GTO .

A frente da perua da Audi tem entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual ousado.

Na nova perua RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 600 Nm – 170 Nm a mais do que seu predecessor – e atinge uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. O modelo possui ainda sistema de tração permanente quattro e câmbio de oito velocidades, do tipo tiptronic, com trocas de marchas em tempo reduzido.  O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos.

A suspensão esportiva deixa o RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que o A4 Avant. Os motoristas podem criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, DynamicAuto Individual.

O sistema de infotainment possui uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto. Há ainda uma série de tecnologia embarcada e maior conectividade, com o uso do sistema MMI Touch no console central. O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas. O sistema de som Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.

A perua pode ser equipada com o pacote opcional Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como oTraffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist(que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi. O sistema de freios de cerâmica é outro item opcional com otimização do sistema de frenagem,.

O novo Audi RS 4 Avant está disponível por R$ 546.990 em todo o Brasil.

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais