Novo scooter da Honda é de entrada e de elite

Por Victor Pinto, especial para Autos e Motos em Santos (SP)

O novo scooter Honda Elite 125 impressiona pelo preço (R$ 8.250), pelas formas arrojadas (incluindo faróis e luzes diurnas de led) e pela alta tecnologia, trazendo painel digital e a segurança do freio CBS. A marca japonesa terá uma nova moto de entrada no Brasil, que
chega para abrir seu line-up de scooters. É a Elite 125, que chama logo a atenção pelo design arrojado, com direito a grupo ótico iluminado por leds na parte frontal, assoalho plano, acabamento que imita fibra de carbono em certas partes e rabeta toda de alumínio.

Vale ressaltar ainda o painel de instrumentos digital, com tela circular em LCD e complementado ao redor por luzes de alerta. Também possui amplos porta-objetos pertos dos joelhos do piloto, bem como um prático gancho localizado entre as pernas dele, pra pendurar sacolas e mochilas.


Outro destaque vai pro versátil compartimento sob o assento de 2 níveis, que abre com a chave da scooter e abriga o bocal do tanque de combustível (com capacidade para 6,4 litros) e tem espaço onde cabe um capacete. Com velocidade máxima superior a 100 km/h, a scooter Honda Elite 125 ainda não teve seu consumo oficial divulgado, mas deve superar os 40 km/litro, oriundos de um inédito motor monocilíndrico a gasolina de 124,9 cm 3 , de 4 tempos, alimentado por injeção eletrônica e com partida elétrica e arrefecimento a ar forçado por ventoinha, que gera 9,34 cavalos e vem acoplado a um câmbio automático CVT.

A suspensão dianteira usa garfo telescópico com curso de 90 mm, associada a uma roda de 12 polegadas com pneu 90/90. Atrás, o sistema de mono amortecedor tem regulagem na carga da mola, curso de 70 mm e  conta com roda de 10 polegadas e pneu 100/90. O freio a disco dianteiro de 190 mm de diâmetro e o freio a tambor traseiro de 130 mm usam o sistema CBS, que garante frenagens mais seguras e em espaços menores por conta da ação ocorrer em ambas as rodas, quando o piloto usa a alavanca de freio à esquerda do guidão. À alavanca direita cabe só ativar o freio dianteiro.

Tradição no segmento de scooters

Moderna, segura, econômica e sucesso em diversos países de vários continentes, a Honda Elite 125 é uma scooter de formas angulosas e arrojadas, que incorpora o que de melhor existe em termos de tecnologia O nome Elite traz a tradição de quase 4 décadas de uso em continentes como América do Norte, Europa e Ásia e é sinônimo de scooters de alta qualidade.

Reconhecida mundo afora como referência no segmento, a Honda Elite 125 é feita em Manaus (AM) e se junta a scooters marcantes como a campeã de vendas PCX 150 e a sofisticada SH 150i.  Chama a atenção o freio de estacionamento debaixo do guidão esquerdo. O estudo ergonômico aplicado à Elite 125 é responsável pelo conforto oferecido a motociclistas e garupas de vários tamanhos.

A Honda Elite 125 é dotada de chassi de tubos de aço tipo underbone e conta com um eficiente conjunto de suspensões, sendo prática para o uso no dia-a-dia e ideal para driblar os congestionamentos nas grandes cidades e também para uso nos mais variados tipos de percursos urbanos. O propulsor da Honda Elite 125 tem o maior torque da categoria, responsável pelas acelerações e pelas retomadas de velocidade vigorosas A transmissão CVT requer manutenção mínima e oferece praticidade máxima.
O excelente desempenho de seu motor, aliado à frenagem segura e à estabilidade superior oferecida pelo conjunto chassi-suspensões, faz da Honda Elite 125 a melhor opção para o ingresso no mundo das scooters..

O jornalista viajou a convite da Honda Motos

Veja também...

Veja mais
Carregar mais