Pedro Marchesini estreia coluna na Pista

Entusiasta das corridas de rua de Salvador e do automobilismo, Pedro Marchesini sempre esteve envolvido no mundo dos automóveis. Marchesini estreia a coluna Na Pisca com o artigo sobre a abertura da temporada 2019 da Fórmula 1 e as mudanças no regulamento no GP da Austrália. Piloto de Km de arranque na praia do Flamengo (Salvador), Pedro Marchesini conhece a turma do automobilismo baiano. Quinzenalmente ou com a vontade de quem gosta de acelerar os possantes, Marchesini vai trazer as curiosidades e detalhes do automobilismo (Fórmula 1, Fórmula E, Stock Car, Endurance, Rally 4×4, motociclismo, entre outras modalidades).

Por Pedro Marchesini (colaborador)

Foi dada a largada para a temporada de 2019 da Formula 1. O GP da Austrália abriu o calendário de provas com a corrida realizada no circuito de Albert Park, que tem 5.303 metros e 58 voltas com um total percorrido de 307,574 KM. Valtteri Bottas ditou um ritmo alucinante na corrida da Austrália. Surpreendeu o companheiro de equipe Mercedes-AMG, o pentacampeão Lewis Hamilton, que foi o pole-position da prova.

Bottas pulou na frente na largada e Lewis viu seu companheiro abrir caminho para a vitória. Valtteri Bottas, além da vitória que lhe rendeu 25 pontos, ganhou mais 1 ponto na nova bonificação pela melhor volta do circuito – “1.25.580”. Com as regras deste ano, o piloto que fizer a melhor volta do circuito na corrida ganha 1 ponto na tabela do campeonato. Assim Bottas sai da Austrália com 26 pontos e Lewis Hamilton com 18 pontos.

Bottas, irreconhecível, mostrou que este ano vai briga por vitorias e pelo caneco do o campeonato 2019. Com essa vitória na estreia do mundial de F1, o finlandês manda o recado que não que ser mais o escudeiro do companheiro Lewis Hamilton e, sim, pilota no mesmo patamar. O contrato do finlandês com a Mercedes acaba no final de 2019, e ele pelo visto vai mostra que tem talento para ser campeão e não perde a vaga para o jovem francês Esteban Ocon, hoje piloto de teste da Mercedes, que tem como seu empresário Toto Wolff, o chefão da equipe prateada.

L. Hamilton confessou que terminou a volta da pole-position impressionado com tamanho desempenho de seu companheiro de equipe. Estava certo, pois Bottas teve uma vitória esmagadora em Albert Park. Max Verstappen da Red Bull fez uma prova consistente, levando a Red Bull ao pódio com o terceiro lugar, e dando o primeiro pódio ao motor Honda desde que regressou a Formula 1 em
2015, onde equipava os carros da equipe McLaren.

A grande decepção no GP da Austrália pela atuação da equipe Ferrari, o melhor time nos teste da pré-temporada. Com um desempenho ruim, a Ferrari chegou à quarta posição com Vettel e na quinto com o estreante Charles Leclerc. A corrida de domingo na Austrália é a primeira oportunidade para se analisar a eficiência das
novas regas aerodinâmicas que foram implantadas, para facilitar as ultrapassagens na pista. Na prova da Austrália não se pode avaliar bem essas novas regras na aerodinâmica dos carros, porque o circuito de Albert Park não proporciona ultrapassagem com tanta facilidade: é um circuito de velocidades altas, mas de freadas fortes e curvas de baixa velocidade, dificultando as ultrapassagens.

Vamos ver no próximo GP dia 31 de março no Bahrein, no circuito de Sakhir, que tem uma ótima reta, que de fato proporciona  boas ultrapassagens.

GP Formula 1 Austrália, Circuito Albert Park, final:
1º V. Bottas Mercedes 58 voltas .
2º L. Hamilton Mercedes +20.886
3º M. Verstappen Red Bull Honda +22.520
4º S Vettel Ferrari +55.109
5º C Leclerc Ferrari +58.230
6º K Magnussen |Haas Ferrari +1.27.156
7º N Hulkenberg Renault + 1 volta
8º K Raikkonen Alfa Romeo Ferrari + 1 volta
9º L Stroll Racing Point Mercedes + 1 volta
10º D Kvyat Toro Rosso Honda + 1 volta
11º P Gasly Red Bull Honta + 1 volta
12º L Norris McLaren Renault + 1 volta
13º S Pérez Racing Point Mercedes + 1 volta
14º A Albon Toro Rosso Honda + 1 volta
15º A Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari + 1 volta
16º G Russell Williams Mercedes + 2 voltas
17º R Kubica Williams Mercedes + 2 voltas
18º R Grosjean Haas Ferrari NC
19º D Ricciardo Renault NC
20º C Sainz JR McLaren Renault NC

Veja também...

Veja mais
Carregar mais