Novo John Cooper Works Dakar

E é em estilo aventura que a Mini apresenta o novo John Cooper Works Rally. A marca inglesa, controlada pela BMW, anunciou que o veículo ganha destaque no Rally Dakar, uma mais tradicionais competições de rali do mundo em janeiro de 2017.

O MINI John Cooper Works Rally é “filho” de uma parceria com a X-raid. O modelo inglês usa a mesma plataforma da novíssima geração do MINI Countryman. O John Cooper Wordks Rally é um carro especial e tem vários detalhes da sua construção para reforçar a segurança. O quadro do chassi do MINI John Cooper Works Rally foi substituído por uma estrutura feita de aço tubular de padrão aeroespacial. O chassi principal ganhou reforços e serve de base para a carroceria. A A X-raid desenvolveu um sub-quadro removível para a completa remoção do motor, caso necessário, e podendo ser concluída em aproximadamente uma hora.

O conjunto de suspensão é fornecida pela Reiger Racing Suspension, empresa especializada neste tipo de equipamento. Cada eixo é dotado de quatro unidades de suspensão totalmente ajustáveis (duas por roda), com curso de 250 milímetros. Já os freios vêm equipados com discos ventilados de 320 mm e pinças de seis pistões em cada uma das rodas. E para garantir o funcionamento perfeito do sistema durante horas a fio e sob condições extremas, incluindo a incidência de altas temperaturas, as pinças dos freios traseiros são refrigeradas a água e ar.

mini2

O novo Mini John Cooper Works Rally será usado pelas equipes e vem com motor diesel, de seis cilindros, com tecnologia TwinPower Turbo, desenvolvido pelo BMW Group. Produzido para provas de endurance, o motor de cárter seco e 2.993 cc gera uma potência de 340 bhp, a 3.250 rpm, e torque de 800 Nm, a 1.850 rpm. O propulsor TwinPower Turbo é o mais resistente e garante potência de sobra para a MINI ganhar provas do gênero.

 

A transmissão vem equipada com embreagem AP Racing e está associada a uma caixa sequencial de seis marchas SADEV. Há ainda diferenciais blocantes traseiro e frontal Xtrac, com arrefecimento à óleo, sendo que o diferencial central SADEV entrega o máximo de desempenho do motor a todo o momento, independentemente do tipo de trajeto e da velocidade do veículo.

mini-john-cooper-works-2-2

O trajeto da edição 2017 do Rali Dakar, que será realizada em janeiro na Argentina, Paraguai e Bolívia, inclui trechos de cerca de 3.000 m acima do nível do mar.

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais