Oficinas com certificado de qualidade

Instalações, equipamentos e nível dos profissionais são alguns elementos de avaliação
Instalações, materiais e funcionários são alguns elementos de avaliação

Seu carro deu problema e você não sabe aonde levar? Precisa trocar uma peça ou só mesmo fazer uma revisão, mas não tem certeza se aquele estabelecimento ao lado de sua casa é confiável? O Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) fornece uma certificação de qualidade a oficinas, retíficas e centros de reparação de todo o Brasil. O estabelecimento é submetido a avaliações técnicas em que são examinados instalações, equipamentos, materiais e produtos utilizados, modo de trabalho e nível dos profissionais empregados.

O IQA foi criado por 15 entidades dos setores automotivo e de autopeças, entres elas Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), em 1995, e tem chancela do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Vale ressaltar que a ausência de um estabelecimento da lista do IQA não significa que ele não seja confiável. Isso porque a adesão ao processo é voluntária e paga: em média, o valor para uma oficina passar pela auditoria, obter o certificado e ganhar o direito de estampar o selo do instituto fica em torno de R$ 2 mil. Os trabalhos duram de dois a três meses e seguem os padrões da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).

Confira no site a lista completa das empresas certificadas.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais