4 de abril é o dia do 4X4; carro na lama

A sinergia entre a Bahia e Sergipe é das antigas. Hoje, tem baiano que passa fim de semana em Aracaju e sergipano que vem conhecer o que é que a Bahia tem? Autos e Motos uniu os dois estados com a nova coluna Papo de Jipeiro, do aventureiro do mundo 4×4 Samuel Daud. O “trilheiro” de Aracaju anda pelas bandas de lá e sempre está nas trilhas baianas com seu Papo de Jipeiro.

Por Samuel Daud (colaborador)

Em 2015 fui convidado por Samuel Machado para produzi um quadro falando de Off-Road no programa de TV Tudo Sobre Rodas, após alguma resistência, pois nunca tinha feito nada para televisão. Não sabia nada e decidir pensar sobre o assunto. A promessa era fazermos um piloto e dependendo do resultado iria ao ar. Contudo, ele entrou de imediato. Daí surgia o Papo de Jipeiro, inspirado no Papo de Boleiro, comandado pelo jornalista Fernando Fernandes, com foco nas resenhas, os bastidores, a vida dos jogadores de futebol, de forma descontraída.

As pessoas têm, em geral, uma visão sobre o mundo off-road sempre ligada a jipes antigos ou veículos com pneus grandes. Nos conteúdos audiovisuais sempre são mostradas pessoas serias, sisudas, falando coisas chatas. Mas percebi que não era o que acontecia nos eventos, no cotidiano, pois esses aventureiros eram alegres e descontraídos. Gostam de pôr apelidos dos mais criativos nos novatos, enfim, não havia nenhum conteúdo jornalístico que mostrasse esse lado dos praticantes do fora-de-estrada. Então fomos atrás.
Mas afinal quem são, aonde vivem, como dormem, quais os sonhos e maiores pesadelos desses que gostam de dias chuvosos? Vamos contar várias Estórias e Historias, começando pelo Dia do Jipeiro. A data foi criada após uma pesquisa feita por um site, e escolhida pelos internautas, sendo o 4 de abril, ou, 4X4, em razão da paixão por carros com tração nas quatro rodas, inclusive já existem em alguns municípios e no Estado de São Paulo, leis sobre o assunto.

Na Bahia e em Sergipe haverá comemorações organizadas pelos clubes off-road. Afinal o que é Ser Jipeiro? Para muitos é um estilo de vida, que possibilita conhecer novos lugares por caminhos diferentes, geralmente com acesso difícil, aonde o mais importante não é a chegada e, sim, o “mau” caminho percorrido. Eles não são meros turistas; essa paixão vai além da competição, das viagens e existe o
chamado espírito de equipe. O objetivo é ser solidário, fazer novos amigos e, se  possível, colocar um bom apelido no “amigo” trilheiro, aprender a superar limites e, claro, respeitar e preservar a natureza. Isso é, sim, ser jipeiro!

Veja também...

Veja mais
Carregar mais