Petronas inaugura centro de pesquisa em Minas

Mais conhecida pela sua parceria com a equipe do piloto inglês Lewis Hamilton na Fórmula 1, a Petronas inaugurou nesta quarta-feira o novo Centro de Excelência em Pesquisa e Tecnologia na sua fábrica em Contagem, Minas Gerais.

Roberto Nunes, em Contagem (MG)

Maior instalação dedicada ao desenvolvimento de tecnologia em fluidos para atender às necessidades crescentes do setor automotivo e industrial, o novo Centro custou um investimento de R$ 20 milhões e tem como foco principal o desenvolvimento de inovações em fluidos industriais, lubrificantes e graxas. A empresa do setor petrolífero é hoje a quinta maior do segmento e tem unidades de produção na China, Malásia, África do Sul, Itália e Brasil.

A Petronas [PETR.UL], petroleira estatal da Malásia, por meio de sua subsidiária Petronas Lubricants International (PLI), atua no mercado brasileiro e comercializa produtos como o Selenia, Syntium, Urania, Tutela, entre outros fluidos automotivos e lubrificantes para a cadeia de empresas do setor automotivo e da indústria.

O investimento de R$ 20 milhões se junta à rede de centros de Pesquisa e Tecnologia da PLI em todo o mundo, incluindo China, Malásia, África do Sul e América do Norte. Essas instalações têm seu núcleo no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS em Turim, na Itália, que foi inaugurado em março deste ano. De acordo com Guilherme de Paula, presidente Américas da Petronas, o Brasil ganhou um centro de pesquisa avançado e com tecnologia de última geração. A nova unidades da Petronas integra um conjunto de centros de pesquisa e tecnologia da PLI em todo o mundo, incluindo China, Malásia, África do Sul e América do Norte. As instalações têm como núcleo no Centro Global de Pesquisa e Tecnologia da Petronas em Turim, na Itália.

De Paula destacou ainda que o novo Centro de Pesquisa & Tecnologia está estruturado em uma área de mais de 2,400 m² e abriga instalações de última geração, incluindo laboratório acreditado pela ISO 17025, para sua equipe de químicos, engenheiros e técnicos capacitados para executar mais de 105 testes diferentes da ASTM (American Society for Testing and Materiais).

A solenidade de inauguração em Minas Gerais contou com a presença de parceiros comerciais e executivos da Petronas, como vice-presidente de marketing da PETRONAS (Downstream Business), Dato’ Sri Syed Zainal Syed Tahir, presidente da PLI, Giuseppe D’Arrigo, entre outros.

Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, geridos através de escritórios regionais em Kuala Lumpur, Beijing, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban.

O jornalista viajou a convite da Petronas Lubricants International

 

 

Veja também...

Veja mais
Carregar mais