Pirelli entra no mundo da tecnologia 4.0

Carros da linha premium e esportivos têm pneus da Pirelli

Por Roberto Nunes, em Feira de Santana (Bahia)

A Pirelli entrou de vez no mundo da tecnologia. Os automóveis hoje já possuem muita conectividade embarcada, e os pneus começam a seguir o caminho do futuro. Por isso, a empresa decidiu investir cerca de R$ 1 bilhão no processo de tecnologia na produção dos pneus. Com cinco fábricas na América Latina, sendo três no Brasil – uma delas em Feira de Santana -, a Pirelli trabalha com a digitalização da linha de produção.

Na fábrica baiana, a empresa já faz pneus high value, projetados em parceria com as montadoras, para entregar produtos do segmento Prestigie para carros da Ferrari, Maserati, Aston Martin, Porsche, entre outros. Todos os processos de produção, planejamento, distribuição e planos de atendimento ao consumidor já são realizados pelo processo de digitalização.

A unidade produtiva de Feira de Santana se transfomou nos últimos anos, sobretudo em 2017, no primeiro polo tecnológico 4.0 da Pirelli. As demais unidades de Campinas e Gravatai também entram nos novos processos digitalizados e no uso de tecnologias avançadas para a fabricação de pneus de alta performance (High Value), em substituição à produção “standard”.

O valor do plano de avanço tecnológico foi anunciado pelo CEO mundial e vice-presidente executivo da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, durante a apresentação de uma fábrica “4.0” em Feira de Santana. Os investimentos permitirão satisfazer a demanda por pneus de “alto de gama” nos mercados locais e no Nafta, área de livre comércio que reúne Canadá, Estados Unidos e México.

Veja também...

Veja mais
Carregar mais