Planejamento da viagem começa pela checagem dos pneus

Para fazer uma viagem tranquila e segura neste período de férias, confira algumas dicas de manutenção necessárias para o seu veículo – e também cuidados que você deve ter ao dirigir na estrada. Veja a lista de itens que devem ser checados antes de pegar o carro para qualquer tipo de viagem. O planejamento da viagem começa pela revisão do automóvel, passando pelo roteiro em direção ao local da diversão, com paradas para descanso ou mesmo um cafezinho, por exemplo.

As férias estão aí e dar uma última olhada no nível de óleo, pressão dos pneus e na altura do facho do farol são apenas alguns dos cuidados para se evitar problemas na estrada. Antes de pegar a rodovia é necessário avaliar e revisar itens básicos relacionados à mecânica e a parte elétrica do veículo.

Dicas:

Pneus: Faça uma verificação completa, observando o desgaste e a pressão dos pneus, não se esquecendo de avaliar o estepe. Aproveite para inspecionar macaco, chave de rodas, triângulo de sinalização e a validade do extintor de incêndio.
Luzes do carro: Inspecione os faróis, lanternas, luzes de freio (inclusive brake-light), luzes de sinalização e de placa. Esses componentes auxiliam na sua visibilidade e facilitam que o seu veículo seja visualizado pelos outros motoristas. Use os faróis mesmo durante o dia.
Verificações gerais: Faça uma checagem no sistema de freios, de suspensão e direção e também verifique o óleo e o sistema de arrefecimento do motor antes de pegar a estrada. Seja responsável ao volante: Respeite as sinalizações de trânsito. Use os cintos de segurança mesmo nos bancos traseiros. Não exceda os limites de velocidade e ultrapasse somente pela esquerda, em local permitido, adotando uma boa margem de segurança e distância do veículo à frente.
Com o tempo úmido: Em condições de chuva ou neblina, reduza a velocidade e nunca utilize o pisca-alerta com o carro em movimento.
Quando e onde parar: Só use o acostamento em casos de emergência. Para paradas de descanso ou encontros, utilize postos e locais seguros.
Programe-se: Planeje sua viagem observando o horário de saída, tempo de viagem, praças de pedágio, postos de abastecimento e de descanso. Não dirija com sono! Verifique a validade de sua habilitação e a documentação do veículo.

Vale para o ano todo: Falamos deste período em que as pessoas costumam tirar férias, na virada do ano, mas essas recomendações do CESVI servem para qualquer viagem que você faça com seu carro – não importa quando. Na estrada, as velocidades são mais altas e qualquer descuido pode se transformar numa catástrofe. Com a manutenção básica do veículo e dirigindo com segurança, são maiores as chances de que sua viagem só renda ótimas lembranças – e belas fotos para você publicar nas suas redes sociais.

Fonte: Cesvi Brasil

Veja também...

Veja mais
Carregar mais